A partir desta quinta-feira (2), trabalhadores que fazem aniversário em janeiro já podem sacar o dinheiro do FGTS na modalidade saque-aniversário. Para isso, é necessário ter escolhido essa opção antes, o que pode ser feito pelo aplicativo ou site do FGTS.
O saque-aniversário permite retirar, todo ano, uma parte do saldo do FGTS no mês de aniversário. O valor depende do quanto o trabalhador tem no fundo, variando entre 5% e 50% do total, além de uma parcela extra que pode chegar a R$ 2,9 mil.
LEIA TAMBÉM: Procon inicia Operação Verão 2025 para combater preços abusivos em bares e restaurantes de João Pessoa
Essa modalidade foi criada em 2020 e é opcional. Quem escolhe o saque-aniversário perde o direito de sacar o valor total do FGTS em caso de demissão sem justa causa.
O FGTS é um fundo criado para dar segurança ao trabalhador. Todo mês, os empregadores depositam 8% do salário em uma conta vinculada ao funcionário. Esse dinheiro só pode ser usado em situações específicas, como demissão, compra de casa própria ou aposentadoria.
De acordo com a Caixa Econômica Federal, o saque-aniversário fica disponível a partir do primeiro dia útil do mês do aniversário e pode ser retirado até dois meses depois.
SIGA: @INFONEWSPARAÍBA