O presidente-eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta terça-feira a nomeação de Elon Musk, CEO da Tesla e SpaceX, para co-liderar um novo Departamento de Eficiência Governamental, ao lado do ex-candidato presidencial republicano Vivek Ramaswamy.
LEIA TAMBÉM: Paraíba tem mais de 80 crianças disponíveis para adoção e 500 pessoas habilitadas a adotar
A iniciativa, que visa uma reforma profunda do governo, promete operar de forma independente das estruturas tradicionais.
Trump afirmou em comunicado que o novo departamento terá como missão “desmantelar a burocracia governamental, cortar regulamentações excessivas, reduzir despesas desnecessárias e reestruturar agências federais”.
LEIA TAMBÉM: Dois deputados da Paraíba assinam PEC para encerrar jornada 6×1
A atuação de Musk e Ramaswamy será informal e não exigirá aprovação do Senado, permitindo que Musk continue à frente de suas empresas. A criação desse departamento reflete um antigo desejo republicano de uma administração mais enxuta e ágil, com Trump destacando que o objetivo é trazer uma abordagem “empreendedora” ao governo, algo sem precedentes. O projeto tem prazo definido para ser concluído até 4 de julho de 2026, data que marcará o 250º aniversário da assinatura da Declaração de Independência dos EUA.
SIGA: @INFONEWSPARAÍBA