Lula fala sobre fraude no INSS e defende fim da escala 6×1

200
Publicidade

Na véspera do Dia do Trabalhador, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quarta-feira (30) que o governo vai intensificar o debate sobre a redução da jornada de trabalho, especialmente sobre a escala 6X1, que atualmente estabelece seis dias de trabalho seguidos por um de descanso.

LEIA TAMBÉM: Manifestação no Dia do Trabalhador pede redução da jornada

“Está na hora de o Brasil dar esse passo, ouvindo todos os setores da sociedade para equilibrar a vida profissional e o bem-estar dos trabalhadores”, disse Lula em um pronunciamento em rede nacional de rádio e TV.

O presidente também destacou os resultados de seu governo, como a geração de 3,8 milhões de empregos com carteira assinada em pouco mais de dois anos. “Saímos do maior para o menor desemprego da história e atingimos o recorde histórico de pessoas empregadas”, afirmou.

Lula mencionou ainda o envio ao Congresso Nacional de um projeto de lei para isenção do Imposto de Renda (IR) para quem ganha até R$ 5 mil, afirmando que “quem ganha menos não paga, e quem ganha muito paga um valor justo”.

Em relação ao INSS, o presidente falou sobre o trabalho da Controladoria-Geral da União (CGU) e da Polícia Federal para desmantelar um esquema de cobrança indevida contra aposentados e pensionistas, que funcionava desde 2019. “Determinamos que as associações responsáveis sejam processadas e obrigadas a ressarcir os prejudicados”, disse.

LEIA TAMBÉM: Alanna Galdino toma posse como conselheira do TCE-PB

Lula também falou sobre programas como o Desenrola Brasil e o Crédito do Trabalhador, que oferece empréstimo consignado para trabalhadores da iniciativa privada, além do Programa Acredita, que melhora o acesso a crédito para microempreendedores e microempresas.

Por fim, o presidente destacou a Lei da Igualdade Salarial, que garante salários iguais para homens e mulheres na mesma função, e o apoio financeiro e técnico para mulheres empreendedoras. “Estamos construindo um Brasil mais justo, onde o humanismo e o desenvolvimento caminham juntos”, concluiu.

SIGA: @INFONEWSPARAÍBA

Publicidade