Uma mancha escura com mau cheiro apareceu na manhã desta segunda-feira (17/3) no mar entre as praias do Bessa, em João Pessoa, e Intermares, em Cabedelo. A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) enviou técnicos ao local e suspeita que a água do mangue, junto com o esgoto irregular lançado na região, tenha causado o fenômeno.
LEIA TAMBÉM: Bolsa Família de março começa a ser pago nesta terça-feira (18)
A mancha foi identificada na foz do Rio Jaguaribe, onde a barreira natural teria rompida pela pressão das chuvas recentes, segundo a Sudema. O órgão está analisando os impactos ambientais e na balneabilidade da área. A prefeitura de Cabedelo também acompanha o caso e coletará amostras para avaliar a qualidade da água.
Confira nota da Sudema sobre o caso:
Sudema investiga despejo de água escura em Intermares
A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) informa que já enviou técnicos para analisar o despejo de uma água escura no mar na altura da foz do Rio Jaguaribe, entre Cabedelo e João Pessoa próximo à Intermares.
O local conta com um estuário, cuja proteção natural que o separa do mar se rompeu pela pressão da água de chuvas recentes.
É sabido, no entanto, que este estuário recebe esgotos que são lançados de maneira clandestina por comunidades carentes do entorno.
Esse é um problema de ordem sócioambiental, cuja solução tem sido buscada com a mediação do Ministério Público Federal ( MPF), junto ao Governo do Estado e às prefeituras de João Pessoa e Cabedelo.
A Sudema realizará todas as análises necessárias para averiguar se e como o vazamento afetou o ambiente e a balneabilidade na região.
SIGA: @INFONEWSPARAÍBA