Mais de 130 moreias foram encontradas mortas nas praias de João Pessoa no final de dezembro, mas a Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) descartou que a causa tenha sido poluição ou doenças causadas por vírus e bactérias. Agora, a principal suspeita é que a morte dos peixes tenha sido provocada por ação humana.
De acordo com o superintendente da Sudema, Marcelo Cavalcanti, equipes fizeram coletas de moreias mortas e de amostras de água da praia, dos recifes e do alto-mar. Os materiais foram analisados por pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que confirmaram que não havia sinais de poluição ou infecções nos animais.
No entanto, os pesquisadores identificaram que algumas moreias tinham cortes feitos por objetos como facas. Essa descoberta levantou a suspeita de que os peixes possam ter sido capturados de forma inadequada.
Ainda segundo a Sudema, pescadores locais explicaram que a espécie é usada em um tipo específico de pesca, apesar de ter pouco valor comercial. Eles também relataram terem visto barcos de fora da comunidade pesqueira circulando na região entre Cabedelo e Conde.
As autoridades agora investigam a presença dessas embarcações para saber se as atividades realizadas estão dentro da lei. As investigações seguem em andamento.
SIGA: @INFONEWSPARAÍBA