Dia “D” da Empregabilidade das Pessoas com Deficiência debate políticas sociais e mobiliza sociedade

372
Publicidade

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh) e da Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad), em parceria com o Tribunal Regional do Trabalho – 13ª Região, realizaram, nesta terça-feira (30), a abertura do Dia “D” da Empregabilidade das Pessoas com Deficiência -2023, cuja ação efetiva acontecerá no próximo dia 6, com a realização do Balcão da Empregabilidade, na sede da Funad, das 8h às 13h.

A solenidade de abertura do Dia “D” da Empregabilidade das Pessoas com Deficiência – 2023, que aconteceu no auditório do TRT, reuniu o presidente do Tribunal Regional do Trabalho – 13ª Região, Thiago Andrade; a secretária de Estado do Desenvolvimento Humano, Pollyanna Dutra; e a diretora da Funad, Mércia Medeiros, além de empresários e instituições parceiras. O Dia D tem como objetivo reunir parceiros estratégicos para o fomento da inserção dessas pessoas no mundo do trabalho. A ação busca promover o debate acerca das políticas sociais e mobilizar diferentes setores da sociedade para garantir oportunidades de empregabilidade e discutir experiências de vida e trabalho das pessoas com deficiência

A secretária de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), Pollyanna Dutra, destacou a importância do trabalho realizado pela Funad. “É o principal órgão de inclusão social, produtiva, e, acima de tudo, justa, para uma sociedade muito mais equânime. A Sedh trabalha com todo e qualquer tipo de deficiência, somos responsáveis por articular e fazer com que as pessoas possam se sentir parte dessa sociedade”, disse.

“Em uma sociedade cheia de estigmas, de preconceitos, o deficiente é colocado como pessoa que não tem capacidade de avançar, é isolada. Nós precisamos quebrar tais estigmas, dizer que as pessoas com deficiências conseguem sim exercer suas tarefas, objetivos, que é missão nossa, enquanto agente público e da sociedade, incluí-las, não apenas inclusão de cotas, mas uma inclusão acima de tudo social, de fato e de direito, equilibrar salários e fazer com que essa pessoa seja parte do trabalho”, ressaltou.

A diretora técnica da Funad, Mércia Medeiros, entende o Dia “D” da Empregabilidade das Pessoas com Deficiência-2023 como de suma importância. “Sabemos que a política de empregabilidade da pessoa com deficiência, apesar de se configurar como desafio, temos registrado grandes avanços, principalmente com a Lei de Cotas que estabelece esse acesso”, comentou.

“Enquanto serviço público, sabemos dos desafios, mas registramos a importância dos avanços que houve na questão da empregabilidade, ao se perceber nas pessoas com deficiência as potencialidades que possuem para ocupar sua vaga no mercado de trabalho, e esse tem sido o diferencial no diálogo junto às empresas. A Funad, como órgão de grande referência, tem feito a diferença nesse encaminhamento, com diálogo de sensibilização, de fortalecimento, de visitas às empresas para fortalecer a política de empregabilidade com inclusão, não apenas inserção para contratação, mas com inclusão”, finalizou.

Publicidade