A expectativa com as festividades, o roteiro dos quatro dias de folia os adereços e fantasias são sempre prioridade para os foliões mais ansiosos, mas o que não pode ficar de lado é o cuidado com o corpo durante essa época do ano. Alegria, calor, sol forte e suor são características do mês de fevereiro. Para repor o líquido do organismo e manter o ânimo nos quatro dias são necessários alguns cuidados.
Segundo o mestre em alimentos e coordenador do curso de Nutrição da FPB, Rodrigo Dutra, nesse período as pessoas costumam suar mais e ingerir bebida alcoólica, então a água mineral, de coco e sucos naturais devem ser bastante consumidos.
E Tão importante quanto saber o que beber é saber o que não comer neste período. O ideal é evitar alimentos muito gordurosos e as frituras, pois estes demoram mais para serem digeridos, provocam sono e podem estragar a festa. Prefira preparações assadas, grelhadas ou cozidas. “Frutas como melancia, abacaxi e melão também são ótimas opções porque são ricos em água, além disso, também são bem-vindos para repor os eletrólitos perdidos do suor. Uma dica é levar uma garrafinha com água”, ensina.
Ainda de acordo com o nutricionista, quem consome bebida alcoólica precisa ter cuidado redobrado. Uma delas, é não ingerir a bebida com a barriga vazia, por exemplo, de jejum. “Isso faz com que o álcool seja absorvido de forma mais lenta. É importante comer primeiro e intercalar o consumo com a água, porque isso ajuda a reduzir o efeito de desidratação causado pelo álcool, evitando a temida ressaca no dia seguinte”, explica.
Para quem não sabe sobre o consumo correto de líquido diário para hidratar o corpo, existe um cálculo para estipular a quantidade de água que todos precisam ingerir ao dia. Para simular, é necessário saber o próprio peso e multiplicar esse número por 35ml. “Ou seja, se a pessoa tem 50kg, ela multiplica por 35ml, que dá o total de 1,750ml/ dia, que deve ser ingerido para manter o organismo bem abastecido. Vale lembrar que beber líquido é importante em qualquer época do ano.
A falta dele pode causar diversas complicações. A sede e a boca secas já são sinais de desidratação. O ideal não é esperar ter sede para consumir. A falta de água pode causar dor de cabeça, tonturas, fraqueza, confusão mental, câimbra, perda do equilíbrio, entre outros sintomas. Observe sempre a cor da sua urina, se estiver muito escura, é sinal que deve beber mais água. Quando está clara, é sinal de corpo hidratado”, finaliza.