João Pessoa terá 100% das unidades básicas de saúde reformadas até 2024; e mais 12 serão construídas

366
Foto: Divulgação/SecomJP
Publicidade

A Prefeitura de João Pessoa está realizando a recuperação das instalações e equipamentos de toda a rede de unidades de saúde, num total de 100 prédios, até o final desta gestão, em 2024. Até o momento, já foram reestruturados e entregues à população 26 deles, que abrigam mais de 80 equipes de saúde da família; outros 18 estão passando por obras e mais quatro serão iniciadas nos próximos dias. Além disso, a rede será ampliada com a construção de 12 novas unidades. Os serviços estão sendo feitos com o objetivo de oferecer mais conforto e qualidade no atendimento à população da Capital.

Estão passando pelo processo de melhorias estruturais e de equipamentos as Unidades de Saúde da Família (USF) Nova União, Nova Conquista, Quatro Estações, Unindo Vidas e Roger III. Além de todas essas USFs, também estão em processo de recuperação o Caps AD, a Policlínica Municipal de Mangabeira, o Centro de Cuidados da Pessoa com Deficiência, além da enfermaria Philomena, localizada no Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI).

Nos próximos dias, as USFs Ipês, Caminhos do Sol, Cuiá e Presidente Médici deverão iniciar as obras de recuperação estrutural e de seus equipamentos. No cronograma dos serviços, estão incluídas também as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Oceania e de Cruz das Armas.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Luis Ferreira, a reforma das unidades de saúde faz parte do grande plano de reestruturar toda a rede. “Encontramos unidades sucateadas, sem condições de trabalho, insalubres para profissionais e usuários, e o prefeito tomou para si a missão de reestruturar todas. Até o final de 2024, todos os 100 prédios da atenção primária estarão prontos. Além disso, estaremos construindo novas unidades para suprir a necessidade da população de áreas descobertas”, revelou.

Entre as melhorias realizadas na estrutura e equipamentos dos prédios, estão recuperação estrutural, pintura, recuperação das cobertas, revitalização de fachadas, instalação de cerâmica, revisão elétrica e hidráulica, climatização, restauração de salas, retirada de infiltrações, manutenção corretiva e preventiva de consultórios médicos e odontológicos, manutenção externa e paisagismo.

Já foram recuperadas as Unidades de Saúde da Família Vila Saúde (Cristo), Verdes Mares (Mangabeira), Alto do Mateus VI (Alto do Mateus), Alto do Céu Integrado (Mandacaru), Rangel I (Rangel), Bancários e Aldeia (Bancários), Santa Clara (Castelo Branco), Mudança de Vida (Colinas do Sul), Tambiá (Tambiá), São José (São José), Integrada Colibris II (Colibris), Integrada Mangabeira (Mangabeira), Cidade Recreio (Portal do Sol), Integrada Viver Bem (Treze de Maio), Integrada Nova Aliança (Mangabeira), Mandacaru VIII (Mandacaru), Matinhas I (Jaguaribe), Unidade Âncora da USF São José (São José), São Rafael (Castelo Branco), José Américo I (José Américo) e Ilha do Bispo I e II (Ilha do Bispo).

Publicidade