A luta contra o fumo é um ato contínuo de sensibilização aos malefícios que o tabaco. Nesta quarta-feira, dia 31 de maio, em João Pessoa, a Sociedade Brasileira de Cardiologia – Regional Paraíba (SBC), promove ação de sensibilidade e conscientização para prevenção e controle do tabagismo, orientando aos quanto aos riscos e malefícios do cigarro, dos dispositivos eletrônicos(DEFs) e do narguilé. A ação será realizada no Shopping Tambiá (Área externa) das 09h às 12h
A boa notícia é que graças a ações como esta, que se somam a medidas restritivas adotadas em todo o Brasil , o percentual de fumantes no país vem caindo.
Proibição de fumar em ambientes fechados, adoção de advertências sanitárias em embalagens de cigarros, aumento de preços e impostos, proibição de propaganda, promoção e patrocínio, oferta de tratamento para deixar de fumar em unidades do Sistema Único de Saúde, são alguns dos exemplos da forte ação contra o tabagismo.
O caso recente do ator Selton Mello reflete bem os imporantes passos de pessos que assumidamente estão expondo e inspirando outras pessoas a deixarem o vício do tabaco.
Porém a luta se mostra maior diante de variedades ofertadas no mercado do fumo. Alguns dados apontam para o consumo de outros produtos derivados do tabaco que merecem atenção, como é o caso do narguilé (ou cachimbo d’água).
O Dia Mundial sem Tabaco é comemorado no dia 31 de maio e tem por objetivo conscientizar as pessoas sobre os riscos decorrentes do uso do tabaco.
O tabagismo é o nome dado à doença provocada pela dependência da nicotina, uma substância encontrada no tabaco. Os produtos derivados do tabaco está relacionado a problemas de saúde como
catarata, osteoporose, ataques cardíacos e até mesmo diferentes tipos de cânceres, como o de pulmão e da cavidade oral.
Sob a coordenação do Dr. Ivson Cartaxo Braga (Dir.de Promoção da Saúde Cardiovascular da SBC-PB) a ação promete levar conscientização e caminhos para quem quer abandonar o fumo.