Deputados lamentam morte de Guilherme de Castro: “perda irreparável”

307
Foto: Divulgação/ALPB
Publicidade

A  Assembleia Legislativa da Paraíba abriu suas portas neste domingo (3) para se despedir de um dos seus servidores mais competentes e queridos da Casa de Epitácio Pessoa. Guilherme de Castro Benício Neto tinha 28 anos e faleceu após um acidente de moto aquática. Ele ocupava o cargo de secretário Legislativo há quatro anos e deixa um legado de muito profissionalismo. Vários deputados estiveram presentes para dar o último adeus ao servidor e prestar condolências aos familiares e amigos.

O presidente da ALPB, Adriano Galdino, destacou que Guilherme era uma unanimidade da Casa “no quesito popularidade, amizade, humildade. Era um cara muito competente, tinha essa Casa aqui na cabeça, sabia de tudo. Enfim, ajudava todo mundo, todos nós estamos chocados, não só nós deputados e deputadas, mas também os funcionários. É uma perda irreparável, insubstituível. Mexe com o psicológico dos funcionários e dos deputados também. Enfim, é uma situação muito difícil porque Guilherme conseguia unir, conseguia compreender todos os momentos da Casa e dialogar com todos, com muita compreensão, com muita maturidade, apesar de ser muito jovem. Bom senso pra tudo, enfim, ele vai me deixar uma lacuna muito grande e a gente lamenta muito tudo isso ter acontecido”, lamentou.

Já o deputado Wallber Virgolino destacou o apoio que recebeu de Guilherme desde que assumiu o mandato. “Ele efetivamente ele me ensinou a ser deputado. Ele preparou minha equipe, me preparou, me treinou, me ensinou como é que funcionavam as comissões, como funcionava a Casa, como resolver os problemas. Era um cara que estava aberto sempre ao diálogo. Um cara que toda a vida que eu precisei, tratava sempre com ele. Eu acho que todos os servidores da Casa vão sentir a falta dele aqui. Um jovem promissor, o futuro promissor, um cara inteligente, mas infelizmente, na vida a gente só tem uma certeza que é a morte. E infelizmente ele foi de forma prematura. Que Deus o tenha e conforte sua família”, resumiu.

O deputado Chico Mendes também ressaltou o momento de luto que vive o parlamento paraibano. “Toda a Assembleia está tomada por uma emoção que eu não consigo explicar. Eu sou deputado de primeiro mandato, mas a convivência e a aproximação foi rápida e eu fui acolhido por ele aqui de forma tão especial que acabou que construímos juntos uma amizade de alma e de coração. Eu acho que só Deus pode explicar para a família dele, aos amigos, sobretudo a mãe, a sabedoria para atravessar esse momento tão difícil de extremar dor”, disse o deputado.

Perfil

Guilherme era um advogado promissor e apesar de sua pouca idade já acumulava uma vasta experiência na advocacia. Formado em Direito pela UFPB, ele ingressou na Assembleia há 10 anos, após ser aprovado em concurso público. Em 2019, assumiu o desafio de comandar a Secretaria Legislativa da Casa.

Tem  Pós-Graduação em Advocacia Pública Municipal – Faculdade São Braz (Paraná). Especialização em Processo Civil pelo Uniesp e Mestrando em Direito Administrativo Contemporâneo: Estado e Mercado no Instituto de Direito, Desenvolvimento e Pesquisa – IDP.

Também atuava como vice-presidente do Conselho Estadual de Transparência Pública e Combate à Corrupção da Paraíba. À frente da Secretaria Legislativa ele comandou iniciativas na Casa de Epitácio Pessoa como a modernização que acabou com o uso de papel na tramitação de proposituras e o pioneirismo da ALPB em aderir à agenda 2030 da ONU que trata de ações para colocar o mundo em um caminho mais sustentável e resiliente nos próximos anos.

Por seus méritos e competências profissionais foi agraciado com a Medalha de Mérito Tarcísio Burity no final de 2022. A honraria é uma das maiores comendas da Assembleia Legislativa da Paraíba.

Publicidade