Comissão de Esporte da Unale solicita ações das Assembleias Legislativas do Brasil contra racismo 

378
Foto: Divulgação
Publicidade

No Brasil, 84% da população percebe o racismo, mas apenas 4% se considera preconceituoso, segundo pesquisa do Instituto Locomotiva. Dados como esse e situações como as que sempre acontecem com o jogador do Real Madrid, o brasileiro Vinicius Júnior, levaram a Comissão de Juventude, Esporte e Lazer da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) encaminhar a todas Comissões de Juventude, Esporte, Lazer e de Direitos Humanos das Assembleias Legislativas Estaduais do país solicitando iniciativas de ações de combate ao racismo.

Segundo o presidente Comissão de Juventude, Esporte e Lazer da Unale, Tovar Correia Lima (PSDB), partindo do princípio de que não basta não ser racista e de que é preciso assumir posicionamento antirracista, é que se sugere uma rede de ações em combate a essa prática. “Por isso, pedimos a todas as Casas Legislativas que desenvolvam ações de combate à prática do racismo no esporte: realizar campanhas educativas, abordar a temática em entrevistas e na tribuna, promover rodas de diálogo, ir até as escolas e espaços de treinamento e apresentar projetos de lei que ajudem a coibir esse crime”, destacou.

No caso do brasileiro Vinícius Júnior, o presidente da Comissão de Esporte emitiu nota de repúdio aos ataques racistas sofridos pelo jogador. A Unale pediu ainda que fossem tomadas medidas céleres para identificação e punição dos responsáveis pelos atos racistas e criminosos, e ressaltou a importância de reforçar a necessidade de serem tomadas atitudes concretas para evitar novos episódios.

Conforme o presidente Tovar, a Comissão de Juventude, Esporte e Lazer da Unale se coloca à disposição de todas as Assembleias Legislativas do Brasil pelos contatos comissoes@unale.org.br; unale@unale.org.br e pelo telefone (61) 3533-7300 para colaborar com as ações que serão desenvolvidas. Também pediu que todos compartilhem as iniciativas adotadas para que também sirva de modelo para as demais.

Publicidade