A Polícia Rodoviária Federal (PRF), iniciou nesta segunda-feira (02), a Operação Temática de Diagnóstico de Pontos Críticos de Acidentalidade. A operação integra mais uma das ações do Plano de Contingências para Prevenção e Enfrentamento aos Acidentes Graves. O objetivo é estabelecer ações e diretrizes para o incremento da segurança no trânsito.
A operação terá duração de cinco dias, e conta com dois dias de nivelamento teórico, onde os participantes receberão conhecimentos técnicos relacionados à temática. Nos dois dias seguintes, serão realizados levantamentos técnicos e elaboração dos respectivos relatórios de fatores de risco, com monitoria dos instrutores e coordenadores da operação. No último dia, ocorrerá o debriefing, com a apresentação dos resultados.
A operação busca estabelecer a integração entre a PRF e outras instituições, além de aprimorar os conhecimentos do efetivo dos Grupos de Investigação de Acidentes de Trânsito (GIAT) e outros servidores que atuam na área de Segurança Viária das Superintendências da PRF na PB, PE, CE e RN para realizar inspeções e identificar fatores de risco para ocorrência de acidentes de trânsito .
Os levantamentos técnicos serão utilizados para orientar ações internas e externas voltadas à prevenção de acidentes (fiscalização, educação para o trânsito, melhorias na infraestrutura viária/engenharia de tráfego, entre outras) e viabilizar condições necessárias para promoção da segurança no trânsito. Dessa forma, a PRF consolida-se como importante protagonista no estudo e prevenção de sinistros de trânsito, alinhada aos objetivos da Organização das Nações Unidas (ONU) para a 2ª Década de ações para a Segurança Viária.
O evento de abertura da OTEDIAG NORDESTE ocorreu no auditório da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (SEMOB-JP) e contou com a presença do Chefe do Serviço de Operações da SPRF/PB, PRF Carlos Wendell, representando o Superintendente da SPRF/PB, do Coordenador de Prevenção e Atendimento de Acidentes, PRF P. Guedes, da chefe do Serviço de Perícia e Registro de Acidentes, PRF Marina, do Superintendente da SEMOB-PB, Expedito Leite Filho, do Diretor-Superintendente do DETRAN-PB, Isaías Gualberto, do presidente do SINPRF/PB, José Aurivam, além dos gestores do NSV/PB, coordenadores, instrutores, monitores, efetivo convocado da SPRF/PB, PE, CE e RN e representantes de órgãos e entidades parceiras, entre elas: DNIT, DETRAN-PB, SEMOB João Pessoa, Cabedelo e Santa Rita, BPTRAN-PB, DMTRAN-BAYEUX e o MPF.