O ex-prefeito de Teixeira (PB), Edmilson Alves dos Reis (conhecido como Nego de Guri), e uma assessora técnica da prefeitura foram condenados por crimes relacionados a fraudes em licitações e associação criminosa.
As condenações ocorreram após investigações do Ministério Público Federal (MPF) e envolvem um esquema com a empresa de fachada Melf Construtora, desmantelado durante a Operação Recidiva em 2018.
Na primeira decisão, o ex-prefeito foi condenado a 1 ano e 9 meses de prisão, mas a pena foi convertida em prestação de serviços comunitários e pagamento de multa. A assessora, com antecedentes criminais, recebeu 2 anos de prisão em regime semiaberto, sem direito a penas alternativas.
As investigações mostraram que, na gestão de Edmilson, houve manipulação de processos licitatórios para beneficiar a Melf Construtora, que recebeu mais de R$ 900 mil em contratos para obras como a construção de uma unidade de saúde e a reforma de uma cadeia pública.
Recursos foram desviados e bens da prefeitura foram usados de forma irregular.
Na segunda decisão, o ex-prefeito, a assessora e um representante da Melf Construtora foram condenados por fraudar licitações. O ex-prefeito e o representante receberam 2 anos e 7 meses de prisão em regime aberto, com multa, enquanto a assessora foi sentenciada a quase 3 anos em regime semiaberto.
Os condenados poderão recorrer em liberdade, conforme a lei.
SIGA: @INFONEWSPARAÍBA