Caminhoneiro é flagrado portando comprimidos de rebite em Mamanguape, na Paraíba

Os comprimidos são utilizados por profissionais de transporte para manter-se acordados por mais tempo

71
Foto: Divulgação/PRF
Publicidade

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Paraíba apreendeu, nesta quarta-feira (27), no município de Mamanguape, litoral norte paraibano, nove comprimidos de Nobésio, droga popularmente conhecida como rebite.

Equipe policial realizava fiscalização na BR-101, km 31, por volta das 16h45, quando visualizou e abordou um caminhão Scania/R540 A6X4 que tracionava dois reboques. Foram realizadas consultas aos sistemas de segurança com a identificação do condutor e dos veículos, não sendo encontrada nenhuma irregularidade. Contudo, aproveitando a oportunidade, o indivíduo de 27 anos que conduzia o veículo foi orientado sobre a importância do descanso obrigatório. Questionado se usava alguma substância ilícita, ele relatou recorrer ao rebite ocasionalmente, momento em que apresentou aos policiais uma cartela com nove comprimidos.

Leia Também: Mutirão de Renegociações de Dívidas acontece a partir de segunda-feira (1º), em João Pessoa

A substância Clobenzorex, contida no medicamento Nobésio, popularmente conhecida como rebite, aumenta a frequência cardíaca e a pressão arterial. Sendo utilizada por caminhoneiros para realizar grandes percursos sem parada para descanso. Em excesso, pode causar câimbras, espasmos musculares, alucinações visuais e auditivas. Na estrada, qualquer um desses sintomas pode ser fatal.

Diante dos fatos observados, foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) pelo crime de porte de droga para consumo, onde o homem se compromete a comparecer em juízo quando solicitado. Os comprimidos foram apreendidos e entregues ao Instituto de Perícia Científica da Paraíba.

Infonewsparaiba

Publicidade