A Paraíba alcança um marco histórico ao certificar 88 municípios com o Selo UNICEF na edição 2021-2024, se destacando pelo compromisso com a melhoria das condições de vida de crianças e adolescentes. A cerimônia de certificação acontece nesta quinta-feira (21), às 9h30, no Teatro Paulo Pontes, no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em João Pessoa. O evento é promovido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e a Asserte, parceiro implementador do Selo UNICEF na Paraíba, e conta com a parceira do Governo do Estado.
Desde a criação do Selo UNICEF, esta é a maior conquista da Paraíba, que passou de 33 municípios certificados na edição 2017-2020 para 88 no ciclo atual, um crescimento de 166% em relação à edição anterior. Nacionalmente, 923 municípios avançaram significativamente nas áreas de saúde, educação e proteção contra violências, sendo certificados aqueles que mais evoluíram em relação à situação inicial de 2021, e não os que obtiveram os melhores indicadores.
LEIA TAMBÉM: Faculdade de João Pessoa realiza Dia D da Empregabilidade com oportunidades de emprego e estágio
Entre os avanços significativos alcançados pelos municípios paraibanos, estão o aumento do acesso à educação de qualidade, abrangendo desde a creche até a formação profissional; investimentos na saúde física e mental de meninas e meninos; promoção de hábitos de higiene e acesso à água limpa nas escolas; proteção contra todas as formas de violência; e o fortalecimento da rede de assistência às famílias vulneráveis, incluindo povos indígenas e comunidades quilombolas. (Confira no final do texto outros destaques)
A chefe do escritório do UNICEF para a Paraíba, Verônica Bezerra, destaca que os municípios participam de forma espontânea da iniciativa do Selo UNICEF, que completa 25 anos no Brasil. Nesta edição, 207 municípios paraibanos aderiram ao Selo UNICEF. “Quem faz a adesão desenvolve políticas públicas em saúde, educação, proteção contra violências e proteção social às famílias vulneráveis, além de criar mecanismos de participação cidadã de adolescentes. E isso traz resultados. Se olharmos os números da Paraíba vemos que as nossas crianças vacinaram mais, estiveram mais protegidas na escola, permanecendo na escola e aprendendo”, ressaltou.
Confira a lista dos municípios certificados: https://www.selounicef.org.br/municipios-certificados
SIGA: @INFONEWSPARAÍBA