UFPB se destaca como uma das melhores universidades da América Latina e Caribe

281
Publicidade

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) está entre as melhores universidades da América Latina e Caribe, de acordo com o ranking QS World University Rankings, publicado hoje, dia 13 de setembro, pela organização britânica Quacquarelli Symonds (QS), analista internacional de educação superior.

Na edição referente ao ano de 2024, a UFPB ocupa a posição número 101, demonstrando uma melhora no desempenho com relação à edição 2023 do QS Latin America & The Caribbean Ranking, quando esteve na posição 112. Considerando apenas os países da América do Sul, a UFPB ocupa a posição número 82.

Em sua 12ª edição, o ranking avaliou e classificou 430 instituições da América Latina e do Caribe, sendo 97 brasileiras.  

Levando em consideração apenas as universidades brasileiras, a UFPB ocupa a 27ª colocação.  Dentre as instituições nordestinas que figuram no ranking, a UFPB é a 5ª melhor classificada, ficando atrás da Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Federal do Ceará, Universidade Federal da Bahia e Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

O Brasil tem 13 instituições entre as 50 melhores da América Latina e Caribe, 12 delas públicas. As instituições brasileiras dominam o top 10 do ranking com 04 representantes, sendo a Universidade de São Paulo (USP) a primeira de todo o ranking regional. Do estado da Paraíba também figura no ranking QS Latin America & The Caribbean a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), na posição 147.

A Vice-reitora da Universidade Federal da Paraíba, professora Liana Filgueira, celebrou a consolidação do posicionamento da UFPB no ranking e destacou que a busca pela qualificação institucional é um esforço permanente dos técnicos administrativos e professores da instituição. “É importante o olhar para a inovação visando não só alcançar boas posições nos rankings, mas contribuir através da ciência para uma sociedade mais saudável e desenvolvida. A internacionalização das instituições públicas é fundamental. Hoje, todo o planeta está conectado, sendo necessário buscar sempre a interação e harmonia entre as culturas e conhecimentos mundiais”. 

Para a categorização do ranking para a América Latina e Caribe, a QS utiliza oito critérios básicos: Reputação Acadêmica, Reputação com Empregadores, Citações por Artigo, Proporção entre Professor e Estudantes, Percentual dos Professores com Doutorado, Proporção entre artigos e professores, Rede de Pesquisa Internacional e Impacto na Web.

A UFPB obteve a média de 38.8 pontos, de um total de 100 pontos tendo como destaque os seguintes indicadores avaliados: número de docentes com PhD, que considerou 1.950 servidores na instituição; e Rede Internacional de Pesquisa, indicador no qual a UFPB se destaca na posição 17 entre as universidades brasileiras.

Confira a lista do Top 10 do Ranking QS Latin America & The Caribbean

1- Universidade de São Paulo

2- Pontifícia Universidade Católica do Chile

3- Universidade Estadual de Campinas

4- Universidade do Chile

5- Universidade dos Andes

6- Universidade Federal do Rio de Janeiro

7- Universidade de Buenos Aires

8- Universidade Estadual Paulista

9- Universidade de Concepción

10- Universidade Nacional da Colômbia

Publicidade