SISU: Alunas quilombolas da Rede Estadual são aprovadas nos cursos de Medicina e Medicina Veterinária na UFCG

30
Publicidade

Duas estudantes egressas da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Senador José Gaudêncio, do município de Serra Branca, foram aprovadas para os cursos de Medicina e Medicina Veterinária da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Ambas concorreram nas vagas de cotas para candidatos autodeclarados quilombolas e foram selecionadas pela primeira chamada da lista de espera do Sistema de Seleção Unificada (SISU) 2024, divulgado na última segunda-feira, 1º de abril.

Ana Luiza participou do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, e obteve a nota 900 em redação. Ela aproveitou as notas e fez a inscrição no SISU para concorrer à vaga de cotas e conseguiu obter a aprovação já na primeira chamada.

Para auxiliar na preparação para as provas e a redação, Ana apostou nos estudos na escola juntos aos professores, e aproveitou as aulas e eventos dos programas Se Liga no Enem e do Desafio Nota 1000, ambos promovidos pelo Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Educação.

Leia Também: João Azevêdo participa da solenidade de abertura da Confep e da Caravana Federativa

“Fiquei muito surpresa e feliz, pois era algo que almejava demais. Eu estudava durante boa parte do dia, e focava sempre nas matérias de mais incidência. Agora já estou organizando minha documentação e vou me esforçar para conseguir êxito na Universidade, e levar o nome do Quilombo sempre comigo”, detalhou a estudante.

Rennally de Sousa Costa também aproveitou suas notas no Enem e garantiu a vaga no curso de Medicina Veterinária na UFCG. “Me preparei estudando por vídeos do YouTube do Se Liga no Enem, fazendo resumos e participando do Desafio Nota Mil, que me ajudaram muito”, comentou.

As estudantes Ana Luiza Costa e Rennally de Sousa Costa são descendes de quilombolas do Quilombo Cantinho, que fica na Zona Rural, a 12 km da cidade de Serra Branca.

SIGA: Infonewsparaiba

Publicidade