A Prefeitura de Cabedelo, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), emitiu uma nota nesta sexta-feira (17), informando que o material biológico encontrado recentemente nas praias de Ponta de Campina e Poço foi identificado como fezes de tartarugas marinhas. A análise foi realizada pelo Laboratório de Ficologia (LAFIC-DSE-UFPB), que confirmou a ausência de qualquer indício de origem humana nos dejetos.
De acordo com o laudo Nº 3/2025-CCEN-DSE-LAFIC, assinado pelo professor Dr. George Miranda, “todas as amostras possuem a mesma origem e composição, com odor característico de fezes de tartaruga marinha”.
O documento também destaca que o LAFIC/UFPB “está investigando a ocorrência sazonal de grandes volumes de fezes de tartarugas marinhas entre os meses de novembro a janeiro nas nossas praias, fato recorrente e amplamente notificado nos anos de 2019, 2020, 2022 e agora em 2025.”
Ainda segundo o documento, o fenômeno não apresenta riscos à saúde da população e reflete um padrão natural associado à presença de tartarugas marinhas na região.