O governador João Azevêdo anunciou a criação do Centro Conjunto Yangzhou-Paraíba de Ciências do Espaço, fruto de um acordo com o Departamento de Ciência e Tecnologia de Yangzhou, na China. A parceria, firmada durante um evento na China, busca promover avanços em ciência, tecnologia e inovação, com o compartilhamento de recursos e formação de talentos entre os dois países.
O Centro, que será instalado próximo ao radiotelescópio do projeto Bingo, vai permitir estudos e a capacitação de estudantes e profissionais, contribuindo para o desenvolvimento sustentável. A liderança será dividida entre instituições chinesas e brasileiras, incluindo a USP, UFCG e o Inpe.
O acordo também inclui intercâmbio com universidades de países de língua portuguesa, fortalecendo a troca de conhecimentos.
Durante a visita à China, a comitiva paraibana conheceu um centro de tecnologia quântica e discutiu a criação de um centro semelhante na Paraíba. Segundo o secretário Cláudio Furtado, a iniciativa marcará um grande avanço científico e tecnológico para o estado.
SIGA: @INFONEWSPARAÍBA