O governador João Azevêdo recebeu, nesta quinta-feira (21), no Centro de Convenções de João Pessoa, representantes do Comitê Shaanxi da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês. Na ocasião, foi assinada uma carta de intenções que prevê cooperações econômicas e comerciais, além de programas de intercâmbio para professores e estudantes entre o Governo da Paraíba e a província de Shaanxi. A ação é mais um resultado das missões oficiais do Governo do Estado à China em julho e outubro deste ano.
Além disso, foi formalizado o convite para uma delegação da Paraíba participar do Festival Internacional de Turismo da Rota da Seda de Xi ‘an e do Festival Internacional de Arte da Rota da Seda, com o objetivo de apresentar os atrativos econômicos do estado a investidores chineses.
Na oportunidade, o chefe do Executivo estadual ressaltou a satisfação de celebrar a carta de intenções para ampliar as relações com a China em áreas como a educação. “O programa Conexão Mundo pode ser ampliado com os intercâmbios nessa cooperação. Com a China, também temos uma parceria com a construção do radiotelescópio Bingo e o nosso potencial turístico, que está sendo ampliado com o Polo Turístico Cabo Branco, está aberto para receber novos empreendimentos”, frisou.
João Azevêdo também destacou o equilíbrio fiscal do estado e a capacidade para atração de novos negócios. “Nós temos uma localização estratégica e uma gestão fiscal reconhecida pela Secretaria do Tesouro Nacional com o rating A. O nosso estado também tem um grande potencial em energias renováveis, a nossa segurança pública é a melhor do Norte/Nordeste e estamos fortalecendo os investimentos na agricultura familiar. Oferecemos um ambiente propício para atrair investimentos e com isso temos gerado um grande volume de empregos a cada mês”, acrescentou.
O vice-presidente do Comitê Shaanxi da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês, Yang Guanjun, celebrou a oportunidade de estreitar as relações com o Brasil e a Paraíba. “Esse é um momento muito importante para os dois povos porque queremos melhorar o relacionamento com o Brasil e ampliar as áreas de cooperação. A Paraíba é um bom lugar para as empresas chinesas investirem, principalmente, no turismo e nas energias renováveis”, disse.