Construção irregular em área de preservação permanente é removida em Lucena

106
Publicidade


Uma operação de fiscalização nesta quarta-feira (19), em Lucena (PB), resultou na remoção de um estabelecimento comercial construído ilegalmente em uma área de preservação permanente (APP), próximo à foz do Rio Miriri. A ação contou com a participação do Ministério Público Federal (MPF), da Secretaria de Patrimônio da União (SPU), da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), do Batalhão de Policiamento Ambiental, do Pelotão de Policiamento e da Prefeitura de Lucena.

A construção irregular foi identificada durante diligências conjuntas do MPF, SPU e forças de policiamento, que investigavam o trânsito indevido de veículos ao longo das praias da região. O estabelecimento, além de não possuir autorização dos órgãos competentes, gerava impactos ambientais na área protegida.

A remoção faz parte de uma série de medidas voltadas à regularização das ocupações na orla do município de Lucena, com o objetivo de preservar o meio ambiente e garantir o uso sustentável do litoral.

Além de coibir novas construções irregulares, o MPF pretende atuar, em parceria com a prefeitura e ó ambientais, na implementação de estratégias parara exploração sustentável da região, evitando novos danos à vegetação nativa e à fauna local. A ocupação desordenada tem causado problemas como erosão costeira e descaracterização das áreas protegidas, comprometendo a conservação do ecossistema local.

Publicidade