Cidades da Paraíba enfrentam clima seco, e Inmet emite alerta

16
Publicidade

Moradores de várias cidades do interior da Paraíba vêm sofrendo há semanas com o clima extremamente seco. Hoje, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas de baixa umidade no estado, que podem afetar a saúde e aumentar o risco de incêndios.

O alerta amarelo indica que a umidade do ar deve ficar entre 30% e 20% em 89 cidades paraibanas. Nessa situação, há baixo risco de incêndios e problemas de saúde, mas ainda é importante se cuidar. Outras regiões do Nordeste, como o Vale do São Francisco, no sul da Bahia, e o Sertão de Pernambuco, também estão sob alerta amarelo.

Já nas cidades em alerta laranja, a situação é mais preocupante: a umidade pode cair para até 12%, o que aumenta o risco de incêndios e causa desconforto, como pele ressecada e irritação nos olhos e nariz. Esse alerta afeta 42 cidades paraibanas, além de regiões de outros estados, como o Sul do Ceará e o Sertão Pernambucano.

Para quem mora nas áreas de alerta, é importante beber bastante água, evitar exercícios físicos nos períodos mais secos e quentes do dia, usar hidratantes para a pele e tentar umidificar o ambiente.

SIGA: @INFONEWSPARAÍBA

Publicidade