Carnaval 2023: Segurança da PB monitora estado com mais de 800 câmeras e reforça policiamento no ‘Corredor da Folia’

359
Publicidade

Além do efetivo empregado todos os anos, a Segurança Pública da Paraíba vai contar com uso de tecnologia de videomonitoramento no Carnaval 2023. No Estado são mais de 800 câmeras instaladas do Litoral ao Sertão, nas regiões metropolitanas de João Pessoa, Campina Grande e Patos, e haverá o reforço de 33 câmeras exclusivamente no ‘corredor da folia’, na avenida Epitácio Pessoa, durante as prévias carnavalescas da Capital.

O total de policiais e bombeiros empregados nos festejos será de 8.400 homens e mulheres. O trabalho se inicia nesta quinta-feira (9) com a abertura do Folia de Rua, na capital, e segue até a quarta-feira de Cinzas (22), de acordo com Planejamento Operacional desenvolvido pela Secretaria de Segurança e da Defesa Social (Sesds), que envolve ações preventivas e repressivas, realização de procedimentos policiais, além de resgates e salvamentos, por parte dos órgãos operativos da pasta e do Grupamento Tático Aéreo (GTA) da Sesds. 
Somente nas prévias de João Pessoa, serão empregados 2.417 policiais militares, 452 bombeiros militares, 93 policiais civis, 135 motos, 163 viaturas e 54 conjuntos a cavalo.

Os dados foram apresentados nesta quinta-feira (9) em coletiva de imprensa realizada no auditório da Fundação Casa de José Américo, na capital, com as presenças do secretário da Segurança e da Defesa Social, Jean Nunes, e dos gestores das Forças de Segurança – Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar, além de Secretaria de Administração Penitenciária, Secretaria de Segurança de João Pessoa, Secretarias de Turismo do Estado e da Capital, Departamento de Trânsito da Paraíba, entre outros órgãos.

O secretário Jean Nunes destacou o empenho das Forças de Segurança para garantir presença em todos os locais de festa. “Inicialmente, teremos eventos em 72 municípios e quase 400 eventos em todo o Estado. Por isso, fizemos parcerias com a prefeitura de João Pessoa, a Secretaria de Administração Penitenciária, Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob), secretarias de Turismo do Estado e da capital. É um grande evento e nós temos o espírito de integrar e de dar unidade as nossas ações. Além disso, investimos forte em tecnologia, trazendo este ano 33 câmeras no ‘corredor da folia’, e no entorno aproximadamente 100. Já no Estado são mais de 800”, frisou o chefe da pasta.

Polícia Militar – A Polícia Militar montou um esquema envolvendo o reforço de 5.800 homens e mulheres empregados especificamente para os festejos e locais de maior movimentação nesta época. Eles serão auxiliados por toda uma logística de viaturas, POPs (Pontos de Observação Policial), drones e van de videomonitoramento. Entre as prévias e o carnaval, a PM estará atuando em pelo menos 400 eventos em toda a Paraíba.

O reforço maior é para o litoral paraibano, atuando nas praias de Cabedelo, Jacumã, Lucena e Baía da Traição, entre outros destinos. As ações de trânsito e a prevenção aos crimes ambientais também fazem parte do planejamento montado pela corporação, com a presença do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) e do Batalhão de Polícia Ambiental (BPAmb).

Corpo de Bombeiros – O Corpo de Bombeiros Militar (CBMPB) por sua vez, trabalhará com ainda mais empenho em ações de prevenção e o salvamento aquático, incluindo a atuação de mergulhadores de resgate, neste Carnaval 2023. As equipes estarão prontas para atuar em combate a incêndios, atendimentos pré-hospitalares e de busca e salvamento. Ao todo serão mais de 2 mil empregos de efetivo durante o período, desenvolvendo ações de prevenção e emergência.

O trabalho será feito de modo a otimizar o atendimento nos dias de festa, garantindo assim a diversão daqueles que passarão o feriado na região metropolitana de João Pessoa, em especial nas praias. Da praia de Barra de Camaratuba até Acaú, na cidade de Pitimbu, a corporação terá guarda-vidas espalhados nos pontos tradicionalmente mais movimentados. Acontecerão ainda, blitzen preventivas nas vias que dão acesso às principais praias, em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran).

Polícia Civil – A Polícia Civil da Paraíba vai aumentar o efetivo nas delegacias e manter pólos de atendimento em regime de plantão durante o Carnaval 2023, em todas as regiões do Estado. Serão utilizados 550 empregos de policiais civis em escalas de plantão entre delegados, escrivães, agentes de investigação, agentes operacionais, peritos, técnicos em perícia,
necrotomistas e papiloscopistas. Estarão em regime de plantão delegacias especializadas como Delegacia de Crimes contra a Pessoa, contra o Patrimônio, Delegacia de Entorpecentes, e de Combate ao Crime Organizado, entre outras.

A Delegacia Móvel estará presente nos pontos mais movimentados durante o período carnavalesco. Em João Pessoa, além dos plantões já realizados cotidianamente na Central de Polícia, deverão abrir também à noite em plantão 24 horas a 10ª Delegacia Distrital (Av. Nego) e a Delegacia do Turista, localizada no térreo do prédio da PBTur, em Tambaú. Ocorrências que não envolvem violência, como perdas, furtos, extravios, acidentes de trânsito sem vítimas e registro de desaparecimento de pessoas, podem ser feitos através da Delegacia On Line (www.delegaciaonline.pb.gov.br).

Detran – A Lei Seca estará presente nos trabalhos relativos à Segurança Pública, com 50 agentes de trânsito, que contam com apoio da Polícia Militar. Eles atuarão, a exemplo de anos anteriores, na saída dos principais blocos do Folia de Rua (Virgens de Tambáu, Muriçocas e Cafuçu). Durante o Carnaval, as equipes vão atuar

Publicidade