O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, três alertas de categoria amarela, sinalizando risco iminente de chuvas intensas em todos os municípios da Paraíba. Dois desses alertas apontam para perigo potencial, enquanto o terceiro se refere ao acumulado de chuvas. A validade destes alertas se estende até este domingo (18), demandando atenção especial da população. João Pessoa, que enfrentou uma série de transtornos decorrentes de chuvas e ventanias recentemente, está entre as cidades sob alerta.
A previsão meteorológica indica a possibilidade de chuvas com índices entre 20 e 30 milímetros por hora ou 50 milímetros diários, acompanhadas por ventos intensos, variando entre 40 km/h e 60 km/h. Embora o risco de cortes de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas seja considerado baixo, as autoridades enfatizam a necessidade de cautela.
Leia Também: Paraíba conquista o segundo lugar no Nordeste e o quarto no Brasil com mais de 19 mil aprovados no Sisu
O Inmet aconselha, em caso de rajadas de vento, evitar abrigar-se debaixo de árvores e, se possível, desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia. Recomenda-se também evitar enfrentar o mau tempo e desligar aparelhos eletrônicos ligados à tomada, priorizando a segurança.
Diante de eventualidades ou emergências, o Inmet orienta a população a contatar a Defesa Civil, através do número 199, e o Corpo de Bombeiros, utilizando o número 193.