Secretaria de Meio Ambiente de Cabedelo (Semam) informou nessa sexta-feira (17) que o material biológico encontrado nas praias de Ponta de Campina e Poço, em Cabedelo, região metropolitana de João Pessoa, é proveniente de tartarugas marinhas.
De acordo com o laudo Nº 3/2025, emitido pelo Laboratório de Ficologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), foi descartada qualquer possibilidade de origem humana para os resíduos.
As análises identificaram que as amostras possuem características específicas de fezes de tartarugas marinhas, um fenômeno sazonal que tem sido observado nos últimos anos entre os meses de novembro e janeiro. O laudo também assegura que a ocorrência é natural para o período e não representa riscos à saúde pública.
A divulgação do laudo acontece após o programa Arapuan Verdade, do Sistema Arapuan de Comunicação, repercutir denúncia de banhistas das praias que relataram a presença de fezes em vários trechos de praias.
Preservação e conscientização ambiental
A Semam reforça a importância de proteger os habitats das tartarugas marinhas, especialmente durante a temporada de desova, que coincide com o fenômeno. É recomendável que banhistas evitem perturbar os animais e sigam as orientações dos órgãos ambientais.