O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano e da Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad), realizará nesta terça-feira (12) o Dia D da Empregabilidade da Pessoa com Deficiência. O evento acontecerá no Instituto dos Cegos de Campina Grande, das 8h às 13h, e conta com a parceria do Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região (PB) e da Superintendência Regional do Trabalho na Paraíba.
O público alvo do evento é de pessoas a partir de 18 anos, com deficiência e interesse em ingressar no mercado de trabalho. Para se candidatar a uma vaga de emprego e participar das ações é necessário apresentar RG, CPF, laudo médico do SUS atualizado e currículo.
Para Pollyanna Dutra, secretária de Estado do Desenvolvimento Humano, um evento como o dia D da Empregabilidade da Pessoa com Deficiência demonstra o compromisso do Governo do Estado com a garantia dos direitos básicos e fundamentais de todo ser humano no acesso à profissionalização, a fim de erradicar barreiras. “A parceria com o TRT e a Funad para que um evento como esse aconteça é importantíssima, pois mostra o compromisso do Governo da Paraíba com o segmento e faz a gente perceber que estamos no caminho certo. Ainda temos muito o que avançar, mas já podemos nos orgulhar de cada passo dado”, disse.
De acordo com a presidente da Funad, Simone Jordão, o acesso das pessoas com deficiência ao mercado de trabalho representa a efetivação de direitos garantidos. “Durante a realização destes eventos unimos forças para reforçar as ações do Governo do Estado, voltadas para a concretização de políticas públicas afirmativas. Conscientizar e oportunizar o acesso ao trabalho, além de um direito constitucional, assegura autonomia e qualidade de vida às pessoas com deficiência”, observou.
O Dia D da Empregabilidade da Pessoa com Deficiência reúne empresas parceiras que buscam inserir este segmento da população no mercado de trabalho. Na ocasião o público do evento também contará com atendimento do Senac, Senac e TRE, por meio da oferta de massagem e corte de cabelo, cursos para PcDs e atualização cadastral das pessoas com deficiência.