Concursos PB Saúde: provas são mantidas sábado (14) e domingo (15)

37
Publicidade

Os candidatos inscritos nos concursos públicos da Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde) serão submetidos às provas no próximo fim de semana, incluindo o sábado, conforme programado inicialmente pelo Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan), responsável pela organização dos certames. No fim da noite da quarta-feira (11), a 4ª Vara de Fazenda Pública da Capital reconsiderou a própria decisão e manteve a realização das provas objetivas no sábado (14), e no domingo (15), conforme inicialmente programado.

Em seu despacho, a juíza Ivanoska Maria Esperia da Silva disse que a decisão “é mais adequada ao interesse público coletivo” ao mencionar a justificativa da banca de que a realização das provas para todos os cargos no domingo se mostrava inviável, já que nesse dia também será executado o concurso público dos Correios. A magistrada destacou, ainda, que a alteração da data pela justiça, naquele momento, traria prejuízos para os candidatos e, após análise dos documentos apresentados, entendeu que “resguardado o Direito Fundamental de liberdade religiosa dos candidatos, bem como respeitada a dignidade da pessoa humana”.

Os concursos

A Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde) oferece 1.466 vagas imediatas e 3.043 de cadastro reserva para cargos que exigem formação acadêmica de níveis médio, técnico e superior, divididos em quatro editais.

A publicação para advogados disponibiliza três oportunidades diretas e seis de cadastro reserva. Enquanto no edital para a área administrativa, das 358 vagas, 122 são imediatas, para as funções de técnico em segurança do trabalho; técnico em informática; técnico em manutenção hidráulica; designer gráfico; assistente administrativo; eletricista de manutenção; analista de recursos humanos; analista de sistema; analista de infraestrutura de tecnologia da informação; assessor de imprensa; arquivista; contador; ecólogo; engenheiro do trabalho; e estatístico.

Os candidatos inscritos no edital para médico concorrem a 445 vagas imediatas e 892 de cadastro reserva em diversas especialidades, como anestesiologista; cardiologista; cirurgião geral; cirurgião pediátrico; clínico geral; infectologista; mastologista; neurologista; oftalmologista; oncologista; ortopedista; otorrinolaringologista; pediatra; psiquiatra; radiologista; reumatologista; urologista; entre outras.

Na área assistencial e multi-assistencial, técnico de enfermagem; técnico em radiologia; técnico de imobilização ortopédica; técnico em saúde bucal; e técnico em farmácia são as funções ofertadas para os níveis médio e técnico. Já para graduados em ensino superior os cargos são de assistente social; biomédico; farmacêutico; fisioterapeuta intensivista adulto; fisioterapeuta intensivista neonatologista; fisioterapeuta; fonoaudiólogo; neuropsicólogo; nutricionista; cirurgião dentista; perfusionista; psicólogo; psicopedagogo; e terapeuta ocupacional, com um total de 896 vagas imediatas e 1.909 de cadastro reserva.

SIGA: @INFONEWSPARAÍBA

Publicidade