O Natal é a época mais esperada do ano para o comércio e para quem vai ser presenteado. E a data, muito significativa para os cristãos, será celebrada com muitos presentes, já que 67,21% dos paraibanos mostraram o desejo de presentear neste fim de ano. Esse percentual foi superior em 1,25p.p. se comparado ao do mesmo período do ano passado. Os dados são da Pesquisa de Intenção de Compras para as Festas de Fim de Ano na Região Metropolitana de João Pessoa 2024 realizada pelo Instituto de Planejamento, Estatística e Desenvolvimento da Paraíba (INDEP).
A expectativa do Presidente da Fecomércio Paraíba, José Marconi Medeiros, é que o final de ano seja promissor para as vendas. “O consumidor paraibano está mais confiante e esperamos que este desejo de presentear se transforme em um grande volume de vendas e, consequentemente, gere mais emprego e renda para a população de todo o estado”, destacou.
Neste ano, mais uma vez, os filhos serão os que mais receberão presentes, indicados por 43,37% dos consumidores, seguidos pelas mães (36,14%), esposo(a) e namorado(a) com 29,32%, pais (14,46%) e netos (11,24%). Ainda haverá aqueles que farão compras pessoais (40,48%).
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Peças de vestuário (55,71%) e calçados (19,38%) lideram as opções de presente neste fim de ano, seguidos por perfumes (16,96%), brinquedos (13,49%) e eletroeletrônicos (10,73%), com destaque para smartphones (25,81%). O gasto médio estimado é de R$219,65, um aumento de 5,25% em relação a 2023. A maioria planeja gastar entre R$101 e R$250 (31,14%), enquanto 30,10% devem gastar até R$100 e 7,96% acima de R$800. Para pagamento, 51,90% preferem compras à vista, sendo o pix a principal escolha (58,67%), e 47,40% optarão pelo crédito, com 91,97% planejando parcelar.
Os paraibanos preferem os shoppings centers para as compras de fim de ano (46,45%), seguidos pelas lojas do Centro de João Pessoa (32,62%) e e-commerce (31,91%). O preço é o principal critério de escolha (63,12%), seguido por conforto (33,69%), qualidade (31,21%) e variedade de produtos (24,47%). A maioria fará suas compras em dezembro, com 48,40% no início do mês e 15,30% na semana do Natal, buscando ofertas. Já 25,62% anteciparam as compras para novembro, aproveitando a Black Friday, enquanto 0,71% planejam comprar em janeiro, nas liquidações.
Perfil do consumidor
A maioria dos respondentes é do sexo feminino (53,95%). Em relação ao estado civil, os solteiros (50,70%) aparecem em maioria, seguidos pelos casados ou em regime de união estável com 37,67%. Os entrevistados têm, em sua maioria, mais de 51 anos (20,70%), seguidos por aqueles com idades entre 27 e 32 anos (16,74%). A maior parte dos entrevistados possui ensino médio completo (39,53%), seguidos pelos que concluíram o ensino superior (27,67%).
Já em relação à faixa de renda, os que recebem entre um e dois salários mínimos aparecem na frente, com 30,70% do total. Um menor número de entrevistados tem renda maior que seis salários mínimos (4,19%). E um percentual de 7,20% afirmou não possuir renda, são pessoas que não têm ocupação remunerada ou estão fora do mercado de trabalho, desempregados, dependentes financeiros do cônjuge ou estudantes. Quanto à ocupação, a maior parte dos entrevistados trabalha em empresas privadas (43,95%), seguidos pelos autônomos/profissional liberal (16,74%).
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