Maior Feira Nordestina da Agricultura Familiar e Economia Solidária é realizada em João Pessoa a partir desta quinta

205
Publicidade

A 2ª Feira Nordestina da Agricultura Familiar e da Economia Solidária (Fenafes) vai ser realiza, desta quinta-feira (16) até o domingo (19) no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em João Pessoa. O evento acontece através de uma parceria da Secretaria de Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido, com o Consórcio Nordeste, por meio da Câmara Temática da Agricultura Familiar. A feira, que é considerado o maior do Nordeste dedicado à agricultura familiar, deve receber mais de 12 mil visitantes e tem como objetivo promover o intercâmbio de experiências, conhecimentos e produtos entre os agricultores familiares da Região.

A programação ainda tem a finalidade de apoiar ações que favoreçam à integração de políticas públicas para o desenvolvimento rural sustentável. Além de disponibilizar um espaço de diálogo sobre as ações que estimulam a agricultura familiar no Nordeste, com a presença de representantes de governos e movimentos sociais. O evento também pretende fortalecer o cooperativismo solidário e o processo de comercialização dos produtos da agricultura familiar.

A Fenafes reúne diferentes parceiros que, juntos, organizam, realizam e esperam receber os visitantes durante os quatro dias do evento. O público-alvo é formado por estudantes, profissionais de diversas áreas, pesquisadores, agricultores familiares, extensionistas e interessados em geral.

Durante a Fenafes, também serão realizados eventos de formação, palestras, oficinas e cursos sobre as temáticas centrais: acesso à terra; sistemas agroalimentares e produção de alimentos saudáveis; agroecologia; assistência técnica e extensão rural e acesso ao crédito; mudanças climáticas; acesso aos mercados, cooperativismo solidário e protagonismo feminino.

O evento será uma oportunidade de valorizar e divulgar a cultura do Nordeste, os conhecimentos e a gastronomia que fazem parte da identidade da Região. Quem visitar a feira poderá degustar os pratos típicos, na ala de alimentação “Sabores da Terra”, além de curtir uma variada programação cultural, com shows de artistas nordestinos e apresentações diversas durante o evento.

A Fenafes tem a parceria da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba; Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz); Banco do Nordeste; Caixa; Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida); Instituto Interamericano de Cooperação para Agricultura (IICA); Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú (Procase); Banco Mundial; PB Rural Sustentável; Cooperar; Empaer; Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais; Federação dos Trabalhadores na Agricultura da Paraíba (Fetag) e Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar. Confira a programação  

Publicidade