Prefeito participa de abertura da 11ª Jornada de Formação de Educadores Municipais

359
Publicidade

Profissionais da Rede Municipal de Ensino estão passando por dois dias de aprendizado e qualificação. São cerca de três mil professores, gestores e especialistas que participam da 11ª Jornada de Formação de Educadores Municipais (Jofem). O evento, aberto oficialmente na tarde desta segunda-feira (6) pelo prefeito Cícero Lucena e pelo vice-prefeito Leo Bezerra, acontece até esta terça-feira (7), no Teatro Pedra do Reino, no Centro de Convenções.

“Fizemos oito edições nas nossas primeiras gestões, duas virtuais nesta gestão e agora podemos fazer esse evento monumental, que acontece como parte do nosso sonho de fazer a educação pública municipal tão boa quanto a da rede particular. Estamos reconstruindo as estruturas físicas, trazendo tecnologia e aqui tendo mais uma oportunidade de demonstrar nosso compromisso com a contínua qualificação e formação desta rede, que é composta por profissionais tão eficientes e dedicados”, afirmou o prefeito.

A Jofem é destinada a profissionais das escolas da Rede Municipal de Ensino e dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). Este ano tem como temática central ‘Políticas educacionais para a equidade na aprendizagem escolar’. A palestra de abertura foi feita pela professora Drª Branca Jurema Ponce, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com o tema ‘Políticas Curriculares para a Justiça Social: o que cabe à escola e a seus (suas) educadores (as)?’.

A secretária municipal de Educação e Cultura, América Castro, falou da alegria de abrir mais uma Jofem presencialmente, depois de dois anos no formato online. “Esse evento é especial pois é dedicado a estes profissionais, que realizam um grande trabalho. A Jofem deste ano traz reflexão sobre a aprendizagem, que é o principal objetivo da educação. Espero que sonhemos e façamos uma educação pública cada vez melhor”, destacou.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Município de João Pessoa (Sintem), Daniel de Assis, parabenizou a gestão pelo evento. “A valorização dos profissionais é essencial para que possamos levar uma educação de qualidade para nossas crianças. Temos mantido um diálogo aberto e permanente com a gestão e, com certeza, vamos conseguir avançar para juntos vencermos essa batalha”, observou.

O diretor administrativo da Escola Deputado Edme Tavares, Fernando Augusto, falou em nome dos colegas. “É um prazer estar aqui ao lado dos colegas, toda a equipe que movimenta a escola pública no dia a dia. Este momento é fruto de muito planejamento e esse espírito de construção garante uma educação compromissada, democrática, laica e participativa”, declarou.

Ainda estiveram presentes o deputado estadual Hervázio Bezerra, a vice-reitora da UEPB, Ivonildes Fonseca, a diretora do Centro de Educação da UFPB, Adriana Diniz, o presidente da Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraiba (Funetec), Anselmo Castilho, a coordenadora de Estágio Institucional do Unipê, Gisele Lima, e Daniele Ventura, presidente em exercício do Conselho Municipal de Educação, entre outras autoridades.

Publicidade