A Polícia Federal abriu, nesta segunda-feira (22), um inquérito para apurar a invasão ao sistema nacional de notificações da Defesa Civil Nacional, após o disparo de alertas falsos entre a noite da sexta-feira (19) e a madrugada do sábado (20).
Segundo o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, a plataforma do Defesa Civil Alerta foi retirada do ar por volta de 1h30 do sábado, depois de sofrer uma invasão que resultou no envio indevido de notificações para diversas regiões do país. A principal suspeita é de um ataque hacker coordenado.
LEIA TAMBÉM: Empresário é preso após matar construtor a tiros em festa de Lagoa Seca
De acordo com as informações divulgadas até o momento, foram enviados pelo menos 10 alertas falsos. Nove deles usaram a tecnologia cell broadcast, utilizada para avisos extremos de risco iminente, enquanto um disparo foi feito por SMS. As mensagens chegaram a usuários de estados como São Paulo, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Paraná e Distrito Federal. Em um dos avisos, apareceu apenas a palavra “misantropia”.
A palavra “misantropia” significa aversão, desprezo ou ódio à humanidade. O termo foi destacado em nota da Secretaria de Justiça e Cidadania do Paraná, que sugeriu o enquadramento do caso na Lei Antiterrorismo, ao apontar possível intenção de provocar terror social ou colocar em risco a paz pública.
Em nota oficial, o MIDR informou que o sistema só será religado após o restabelecimento das condições de segurança digital. A investigação da autoria e da extensão do ataque ficará a cargo da Polícia Federal.
O que se sabe até agora
- A plataforma da Defesa Civil foi tirada do ar na madrugada de sábado;
- O sistema disparou alertas falsos para várias regiões do país;
- A principal linha de investigação aponta para ataque hacker;
- A PF instaurou inquérito nesta segunda-feira;
- O sistema segue fora do ar até que a segurança seja restabelecida.
