Na Câmara, Cícero Lucena anuncia investimentos e fala da parceria para aprovação do novo Plano Diretor

369
Publicidade

O prefeito Cícero Lucena participou, na manhã desta terça-feira (7), da sessão de abertura dos trabalhos legislativos da Câmara Municipal de João Pessoa para o ano 2023. Na solenidade o gestor reforçou a parceria com o Poder Legislativo, anunciou novas obras e investimentos em diversas áreas e destacou a importância da aprovação do novo Plano Diretor.

“Minha mensagem à Câmara é de agradecimento pelo apoio, agilidade na apreciação dos projetos, cobranças e sugestões. Além disso, renovamos nosso compromisso para aprovação do Plano Diretor, que é fundamental para garantir o melhor crescimento e a qualidade de vida na cidade”, afirmou o prefeito.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Dinho Dowsley, afirmou que a expectativa é positiva. “Vamos tratar do Plano, que é essencial para a cidade. Há 15 anos não existia uma reforma tão grande na parte de ordenamento e planejamento da cidade, e isso é bastante importante. A Câmara pretende sempre trabalhar junto, chegar mais perto da população e cumprir um papel de levar suas demandas, pois a cidade cresce e queremos acompanhar esse ritmo”, afirmou.

Novos investimentos – O momento também foi de anúncio de novas obras e investimentos para a Capital. Em seu discurso, Cícero Lucena destacou a construção de 19 novas escolas e 22 novas creches até 2024. Além disso, o gestor anunciou o lançamento, na próxima quinta-feira (9), do projeto de formação de programadores nas escolas municipais. “Esta é uma das iniciativas mais ousadas na área de Educação do País. Vamos formar programadores a partir do ensino fundamental, colocando João Pessoa de vez no mapa da tecnologia”, declarou.

Também foi anunciada a requalificação da Avenida Hilton Souto Maior, que vai criar nova via de acesso às praias urbanas, iniciando no viaduto do Cristo Redentor até o acesso ao Seixas. O projeto inclui alargamento de pista nos dois sentidos, canteiros e ciclovia, calçadas padronizadas e acessíveis, ruas compartilhadas e iluminação em LED. Os mercados públicos também vão ganhar atenção especial. Isso porque a Prefeitura já tem recursos assegurados para a construção dos novos mercados de Oitizeiro, Rangel e reforma dos mercados do Valentina e de Cruz das Armas.

Os concursos públicos também estão no planejamento da gestão. “Já demos posse a mais de mil servidores aprovados em concursos do Município e em breve estaremos publicando edital para abrir mais 800 vagas”, destacou Cícero Lucena. Serão 100 vagas para agentes de mobilidade urbana, 200 vagas de guardas civis municipais, 20 assistentes sociais, 8 contadores, 10 analistas de Tecnologia da Informação, 22 analistas de sistemas, além de 440 vagas na área da Educação.

Balanço – O prefeito também realizou um balanço de obras e serviços entregues nos dois primeiros anos de gestão. Na Saúde, o gestor destacou que já foram reconstruídas 26 Unidades de Saúde da Família e mais quatro serão entregues esta semana. O gestor ainda destacou a realização de
326 cirurgias de pessoas com câncer em parceria com o Hospital Laureano, de três mil procedimentos em parceria com o Governo do Estado e a realização da Caravana da Saúde, que atendeu 13.500 pessoas com consultas especializadas, exames e marcação de cirurgias. No Hospital Santa Isabel 21 pacientes bariátricos fizeram a cirurgia e passam por acompanhamento especial. Já as vítimas de infarto passaram a ter atendimento de urgência rápido e eficiente que antes só estava disponível na rede privada.

Na educação foram abertas 71 mil novas vagas e 74 novas turmas de Educação Infantil nos CMEIs, beneficiando 1.830 crianças. Em João Pessoa, toda criança autista ou com síndrome de Down possui um cuidador que busca o aluno em casa e o acompanha nas aulas. Além disso, o prefeito destacou que mais de 40 mil tablets com internet foram entregues para os alunos. “Este ano as crianças vão receber seus tablets a partir da terceira série e o inglês estará na grade curricular a partir do primeiro ano, exatamente como ocorre nas escolas particulares”, garantiu. Também foram autorizadas as reestruturações de 56 escolas, 13 já foram entregues e mais 5 serão entregues nos próximos dias.

Na área da infraestrutura Cícero Lucena falou no investimento pesado em obras de drenagem, que reduziu os pontos de alagamento de 110 para 30. Além disso, estão sendo aplicados 150 km de asfalto e 600 ruas já tiveram calçamento autorizado. Ele ainda ressaltou que 21 bairros da Capital já contam com 100% de iluminação de LED.

Na atenção social o prefeito destacou o programa Pão e Leite que já chegou para 6 mil famílias e chegará a 10 mil nos próximos dias. O programa “Eu Posso” atendeu com microcrédito social um total de 1.400 empreendedores. Somando os créditos liberados, o montante de recursos chegará a R$ 6,8 milhões. Na habitação já foram entregues 1.120 moradias. Três mil famílias receberam as escrituras de suas casas e foi garantida a isenção do ITBI para mais 3 mil imóveis. “Ainda neste mês de fevereiro estaremos entregando mais 160 moradias, no Conjunto Vista Alegre I”, adiantou Cícero Lucena.

Publicidade