João Pessoa cria área de acessibilidade para cadeirantes no show de abertura do Carnaval 2023

387
Publicidade

Chegou o dia da abertura do Carnaval 2023 e, este ano, a festa tem uma novidade. É que, no local, haverá uma área de acessibilidade permitindo a participação de cadeirantes. A festa, que começa a partir das 18h30 desta quinta-feira (9), traz a cantora baiana Margareth Menezes, transbordando o ritmo do axé no Ponto de Cem Réis, junto com artistas locais, entre eles, a Orquestra Sanhauá e a Banda Tracundum. O evento é realizado pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da sua Fundação Cultural (Funjope), com o apoio do Governo do Estado.

O diretor executivo da Funjope, Marcus Alves, disse que está sendo garantida essa ação de acessibilidade desde o ano passado em todas as festas públicas realizadas pela Fundação. A área foi disponibilizada no Festival de Quadrilhas Juninas, no São João e na Festa das Neves.

“Em todos os nossos grandes shows temos sempre garantido o direito do cadeirante de ter acesso à festa e isso é muito importante. Fizemos também durante o Réveillon e funcionou super bem. Agora, na abertura do Folia de Rua, estamos garantindo esse acolhimento e esse cuidado às pessoas com necessidades especiais”, acrescentou.

O espaço inclusivo, montado pela Funjope, inova a festa de rua, disponibilizando uma área de 48 metros quadrados. Com este diferencial, a Fundação oferece a possibilidade a pessoas com algum tipo de deficiência, especificamente cadeirantes, de ter acesso ao festejo carnavalesco num ambiente com segurança e com boa visibilidade para curtir as apresentações.

Para que o Carnaval 2023 aconteça de forma plena, a Prefeitura e a Funjope estão trabalhando intensamente, valorizando a abertura do evento com a presença da cantora Margareth Menezes, mas também enaltecendo os artistas locais. Os blocos carnavalescos, por sua vez, prometem uma acolhida a Margareth com um abraço ao show no Ponto de Cem Réis.

Blocos – Neste primeiro dia, além do show principal, seis blocos têm programação. Eles se concentram em diversos pontos da cidade e seus integrantes e seguidores se reúnem em tom de alegria e descontração.

A partir das 17h30, o bloco Confete e Serpentina leva seus seguidores para a Ladeira da Borborema, no Centro Histórico. No mesmo horário, o bloco Anjo Azul estará no Beco da Malagrida, também no Centro Histórico.

Dois blocos têm concentração marcada para 8h. O Folia Cidadã estará no Ponto de Cem Réis, já o bloco Piratas dos Bancários, na Avenida Flamboyant, no bairro Bancários.

A partir das 19h, no Centro Histórico, o bloco A Cueca arrasta os foliões para a Praça Rio Branco. E às 21h, o bloco do Pinguim se concentra no Pavilhão do Chá.

Para conferir a programação completa com todos os blocos, clique no link: https://www.joaopessoa.pb.gov.br/carnaval2023/.

Publicidade