Defesa Civil interdita casa no Castelo Branco após desabamento de parte do imóvel

360
Publicidade

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de João Pessoa (Compdec-JP) interditou, nesta segunda-feira (6), uma casa na Comunidade Santa Clara, no bairro do Castelo Branco, após parte do piso da área de serviço e do muro cederem devido a um vazamento. Duas pessoas estavam no imóvel no momento do desabamento, mas ninguém ficou ferido. Os dois moradores vão receber o auxílio-moradia emergencial.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Kelson Chaves, o desabamento desta segunda-feira não tem relação com as chuvas dos últimos dias na Capital, mas com um vazamento antigo, que inclusive já era de conhecimento da proprietária.

“O desabamento do muro e o colapso causado na estrutura da residência não foram provocados pelas chuvas que caíram nessas últimas horas, mas por um vazamento. Esta casa oferece risco, mas a proprietária não queria deixar o local. Agora, com esse desabamento, foi necessário interditar e os moradores vão receber o auxílio emergencial”, disse.

Kelson Chaves afirma que a Defesa Civil segue monitorando as áreas de risco e com as equipes de prontidão para atender os chamados da população em caso de necessidade. “Nós estamos atentos aos alertas emitidos pelo Inmet e quando forem necessárias quaisquer medidas elas serão tomadas”, pontuou.

Alerta meteorológico – O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta nesta segunda-feira, com previsão de chuvas variando entre 30 e 50mm, podendo chegar a 50 ou 100mm, e risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamento de rios. O alerta se encerra às 20h desta segunda.

Dados pluviométricos – Segundo dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), os bairros com maior índice de chuvas nas últimas 24 horas – até às 14h desta segunda – foram o Altiplano, com 12,6mm; Manaíra, com 12mm e Tambauzinho, com 8,4 4mm. Já no Cuiá, foram registrados 4,6mm; no Grotão 3,8mm; no Centro, 2,8mm, e no Cristo 2,2mm.

Como acionar a Defesa Civil – Em caso de ocorrência, a população deve acionar a Defesa Civil pelos números 0800-285-9020 ou 98831-6885 (WhatsApp). O serviço funciona 24 horas. A Compdec/JP está presente em todas as ações de proteção e assistência às comunidades, especialmente nos períodos de maior intensidade de chuvas.

Publicidade