Inicia prazo para solicitação de reaplicação do Enem; veja como fazer o pedido

19
FOTO: Paulo Pinto/Agência Brasil
Publicidade

O período para solicitar a reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 iniciou nesta segunda-feira (11). O prazo encerra na próxima sexta-feira (15). Quem foi prejudicado por problemas logísticos ou acometido por doenças infectocontagiosas, como prevê o edital, pode pedir, na Página do Participante, para fazer as provas nos dias 10 e 11 de dezembro.

Se tiver sido afetado por problemas logísticos, como comprometimento da infraestrutura, falta de energia elétrica no local de prova ou erro de aplicação, o participante pode solicitar a reaplicação.

Quem faltou por sintoma de alguma das doenças infectocontagiosas listadas no edital também pode fazer o Enem em dezembro. São motivos previstos: covid-19; tuberculose; coqueluche; difteria; doença invasiva por Haemophilus influenza; doença meningocócica e outras meningites; varíola; Influenza humana A e B; poliomielite por poliovírus selvagem; sarampo; rubéola e varicela.

LEIA TAMBÉM: Salas para pessoas com espectro autista serão inauguradas em aeroportos

Nos casos de doenças infectocontagiosas, os pedidos de reaplicação devem ser acompanhados por documentos comprobatórios, que serão analisados pelo Inep individualmente. No que se refere a problemas logísticos, o Instituto avaliará as solicitações, de acordo com as intercorrências registradas.

Quem faltou a qualquer um dos domingos por motivos que não se enquadram no edital não tem direito à reaplicação.

Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) avalia o desempenho escolar de estudantes no fim da educação básica e se consolidou como a principal via de acesso ao ensino superior no Brasil, por meio do Sisu, Prouni e Fies. Instituições públicas e privadas utilizam as notas como critério de seleção, e o exame também possibilita que estudantes brasileiros ingressem em universidades portuguesas conveniadas com o Inep.

SIGA: @INFONEWPARAIBA

Publicidade