O Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR) anunciou nesta terça-feira (26) a descentralização de R$ 38.096.775,00 para o Exército Brasileiro, garantindo a retomada imediata da Operação Carro-Pipa (OCP). O programa emergencial leva água potável a municípios da região semiárida do Nordeste que enfrentam problemas graves de escassez hídrica.
LEIA TAMBÉM: João Pessoa terá plano emergencial para turismo nos recifes de coral
Criada em setembro de 2012, no primeiro mandato da então presidente Dilma Rousseff, a OCP atualmente atende 344 municípios nordestinos em situação de emergência ou calamidade pública reconhecida pela Defesa Civil Nacional. Coordenada pelo MIDR e pelo Exército, a operação tem um impacto direto na vida de mais de 1,5 milhão de pessoas, abastecendo cerca de 34 mil cisternas coletivas.
De janeiro a agosto de 2024, o Governo Federal destinou cerca de R$ 500 milhões à Operação Carro-Pipa, com mais de 12 milhões de litros de água transportados para as comunidades afetadas. Desde 2023, mais de 500 municípios já foram contemplados pelo programa.
SIGA: @INFONEWSPARAÍBA