Outubro Rosa 2024: Paraíba lança campanha de prevenção ao câncer de mama e colo do útero

31
Publicidade

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), inicia nesta quarta-feira (2), a programação do Outubro Rosa 2024, com o tema “Vocês não estão sozinhos! Juntos, venceremos essa luta!”. A campanha foca na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e colo do útero. 

A abertura oficial incluiu uma caminhada e uma feira de multisserviços, com práticas integrativas e exposição de produtos de empreendedoras femininas.

LEIA TAMBÉM: Governo da Paraíba Investindo R$ 340 Milhões em Sete Grandes Obras de Mobilidade Urbana na Grande João Pessoa

A programação, voltada ao cuidado da saúde da mulher, ocorrerá durante todo o mês de outubro no Centro Especializado de Diagnóstico do Câncer (CEDC), em João Pessoa. 

A expectativa é realizar 2 mil mamografias (100 por dia), 500 ultrassonografias mamárias, e 400 consultas com mastologistas, além de diálogos com especialistas, orientações nutricionais, e atividades de bem-estar mental. Os serviços são destinados principalmente a mulheres a partir dos 40 anos.

Entenda como irá funcionar 

Os exames de mamografia serão de demanda espontânea, com atendimento no CEDC mediante apresentação de documentos pessoais, cartão do SUS e comprovante de residência. As consultas com mastologistas, no entanto, serão reguladas e encaminhadas pelas Unidades de Saúde da Família (USF). A campanha também arrecadará alimentos não perecíveis para a Rede Feminina de Combate ao Câncer.

LEIA TAMBÉM: Eleições 2024: voto em trânsito não é permitido nas eleições municipais

Segundo Roseane Machado, diretora-geral do CEDC, o centro é referência no diagnóstico precoce de câncer de mama, colo uterino, próstata e tireoide. Ela destaca que o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura em mais de 90%. Além disso, a unidade oferece procedimentos avançados, como biópsias minimamente invasivas e exames complementares para confirmação de diagnósticos.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a Paraíba deve registrar 1.180 novos casos de câncer de mama entre 2023 e 2025, sendo 210 em João Pessoa. Em 2024, de janeiro a setembro, já foram registrados 226 óbitos, e em 2023, o número total de mortes chegou a 323 no estado.

SIGA: @INFONEWSPARAÍBA

Publicidade