Opera Paraíba: programa realiza quase 800 cirurgias em 14 cidades neste fim de semana

26
Publicidade

Em apenas três dias, o programa Opera Paraíba realizou 787 procedimentos em 14 cidades de todas as regiões do estado. As cirurgias aconteceram em unidades integrantes da rede hospitalar do Governo do Estado, que implantou o programa em 2019 com o objetivo de proporcionar aos paraibanos o acesso facilitado às cirurgias eletivas. De lá para cá, já são mais de 100 mil pessoas beneficiadas.

As cidades contempladas da última sexta-feira (24) até esse domingo (26) foram Belém, Picuí, Campina Grande, Catolé do Rocha, Sousa, Joao Pessoa, Taperoá, Cajazeiras, Itabaiana, Mamanguape, Monteiro, Patos, Pombal e Guarabira. Os procedimentos ofertados são nas especialidades de cirurgia-geral, ginecológica, oftalmológica, vascular, urologia, ortopedia, cabeça e pescoço, otorrino, mastologia e pediatria.

A paciente Maria Mangueira, da cidade de Cajazeiras, foi uma das beneficiadas com a cirurgia de catarata, e comemorou a oportunidade. “Se fosse pra fazer essa cirurgia pagando, eu não tinha condições de fazer. Que bom que agora tem esse programa e chegou minha vez,” vibrou.

O secretário de Saúde da Paraíba, Jhony Bezerra, lembra que as cirurgias foram realizadas em 14 cidades, mas a abrangência de pacientes contemplados é bem maior. “Em três dias o programa esteve presente em 14 municípios de todas as regiões do estado, realizando uma média de 260 cirurgias por dia. E vale ressaltar que o público atendido é bem mais abrangente, pois as cirurgias realizadas em uma unidade não beneficiam apenas os moradores locais, contemplam também pacientes de várias outras cidades, gente que está na zona rural, e que agora tem acesso a uma cirurgia mais perto de casa e mais rápido,” pontua.

Para ser atendido, o usuário precisa procurar a Secretaria de Saúde de seu município ou fazer o cadastro acessando a página operaparaiba.pb.gov.br.

Publicidade