

O Governo Federal abriu nesta segunda-feira (5) mais de 3,1 mil novas vagas pelo programa Mais Médicos. As oportunidades estão distribuídas entre as 27 unidades da federação, com foco em regiões com menos médicos por habitante e maior vulnerabilidade social. As inscrições seguem até o dia 8 de maio.
Do total, 3.066 vagas serão distribuídas em 1.620 municípios e 108 em 26 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs). O objetivo é reforçar o atendimento básico de saúde, especialmente em áreas remotas e de difícil acesso.
O programa, que hoje conta com cerca de 24,9 mil médicos em 4,2 mil cidades, o que cobre 77% do país, pretende chegar a 28 mil profissionais. Os médicos atuam junto às equipes de Saúde da Família e ajudam a encaminhar pacientes para atendimento especializado, promovendo a integração entre os níveis de cuidado.
As vagas estão abertas para três perfis: médicos formados no Brasil, brasileiros formados no exterior e médicos estrangeiros. Os dois últimos grupos precisam passar por um treinamento específico para atuar no SUS.
Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o programa fortalece o acesso à saúde básica e facilita o encaminhamento para tratamentos mais complexos. Além disso, os médicos têm acesso a especializações e oportunidades de formação continuada.
SIGA: @INFONEWSPARAÍBA