O Instituto Cândida Vargas (ICV), por meio do Banco de Leite Drª Zilda Arns, realiza, a partir desta segunda-feira (15), a Semana de Incentivo ao Aleitamento Humano. A programação, que inicia às 8h, contará com palestras, rodas de conversas, stand com tira-dúvidas, dentre outras atividades promovidas pela Prefeitura de João Pessoa, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Neste ano, o tema selecionado foi ‘Um pequeno gesto pode alimentar um grande sonho: Doe leite materno!’. “Ainda dentro da nossa programação, sediaremos uma reunião do Encontro Estadual de Bancos de Leite, com a participação de outros Bancos de Leite do Estado da Paraíba, incluindo o Anita Cabral, que é referência no assunto na Paraíba”, informou a coordenadora do Banco de Leite do ICV, Malu Tavares.
A iniciativa é fundamental para o fortalecimento da rede de doação de leite humano. Nas atividades, será destacada a importância do leite materno para os bebês internos, ressaltando a importância das doadoras nessa busca por uma alimentação de qualidade aos recém-nascidos.
“O principal objetivo da Semana de Incentivo ao Aleitamento Humano é corroborar e fortalecer a importância da doação de leite materno por meio da participação ativa dos atores envolvidos nesse processo, desde servidores até nossas doadoras. Assim, por meio de atividades, mostramos como o leite materno é importante para alimentar nossos bebês internos na maternidade”, disse o diretor-geral do ICV, Quintino Régis.
Doação – É importante para manter os bebês bem nutridos e fortalecidos por meio do leite materno. Durante o ano, há variações de doações. Os períodos mais críticos são os períodos de festas e de férias, no qual as doadoras viajam e, consequentemente, as doações diminuem. Logo, a coordenação do Banco de Leite reforça a importância de sempre captar novas doadoras para nunca chegar a um estoque muito baixo de leite.
“Para doar, as mães interessadas devem entrar em contato pelo nosso novo número de Whatsapp, que é o 99647-7511. Ressaltamos que, no momento, nosso telefone fixo está com problemas técnicos e não conseguimos atender por ele, por isso, a única forma de entrar em contato é pelo número do Whatsapp. Além disso, caso elas queiram ir diretamente à Maternidade Cândida Vargas, nós dispomos de um serviço de enfermagem disponível para atendê-las”, reforçou a coordenadora.
O horário de atendimento ao público externo é das 8h às 16h. O endereço é Avenida Coremas, 869 – Jaguaribe. O atendimento às mães externas ocorre no prédio anexo à maternidade.