A Rede Municipal de Saúde de João Pessoa passou a oferecer, desde segunda-feira (24), um serviço de teleatendimento especializado para pacientes com suspeita de câncer: a Teleoncologia. O objetivo é acelerar o diagnóstico e reduzir a necessidade de deslocamento dos pacientes.
O serviço é prestado por especialistas em oncologia, enfermeiros e auxiliares da Central Municipal de Regulação. A primeira solicitação de teleconsulta foi realizada nesta terça-feira (25) para um paciente do Distrito Sanitário IV.
Além da teleconsulta, foi implantado o Programa de Navegação do Paciente com Câncer, que monitora pacientes durante todo o tratamento, priorizando inicialmente casos de câncer de mama e próstata.
Para que o paciente tenha acesso à teleoncologia, o médico assistente da atenção primária deverá realizar a solicitação de teleconsulta em triagem oncológica. Após a solicitação, a equipe do teleatendimento informa ao paciente, por meio da USF onde é atendido, sobre o dia, horário e o médico que o atenderá. Nos casos de pacientes com câncer de mama ou câncer de próstata, estes serão incluídos automaticamente nos cuidados prestados pela equipe de navegação, passando a ser monitorados.
“O serviço otimiza o atendimento, reduzindo o tempo de espera para o início do tratamento e garantindo um cuidado mais próximo e humanizado”, destacou Eduardo Simon, diretor da Regulação Municipal.
SIGA: @INFONEWSPARAÍBA