Hemocentro realiza coleta itinerante durante Multifeira Brasil Mostra Brasil nesta quarta-feira (10)

16
Publicidade

O Hemocentro da Paraíba, unidade da rede estadual de saúde, está participando da 29ª edição da Multifeira Brasil Mostra Brasil, que acontece até o dia 14 de julho no Centro de Convenções de João Pessoa. Nesta quarta-feira (10), a Unidade Móvel de Coleta estará no evento e os interessados poderão efetuar a doação de sangue e cadastro de doadores de medula óssea, no período das 16h às 20h.

Este é o terceiro ano de parceria com a Multifeira Brasil Mostra Brasil com um stand do Hemocentro para abordar o tema da importância da doação de sangue e do cadastro de medula óssea. No local, profissionais informam aos visitantes os critérios básicos para doação de sangue, além de tirarem suas dúvidas sobre o tema. Nesse domingo (7), a novidade do Hemocentro foi levar a Unidade Móvel de Coleta para a Multifeira, e na ocasião foram efetuadas 16 doações de sangue e quatro cadastros de doadores de medula óssea.

“É com muita alegria que participamos de mais uma edição da Multifeira Brasil Mostra Brasil. O evento é mais uma oportunidade para sensibilizar a população e o público que vai participar do evento sobre a importância da doação de sangue e de medula óssea, além de ser um local para atrair novos doadores. Atualmente, estamos precisando contar com a doação de pessoas com tipo de sangue negativos, principalmente A- (A negativo) e O- (O negativo). Estamos com estoque zerados desses tipos de sangue”, informou a diretora geral do Hemocentro da Paraíba, Shirlene Gadelha.

Verônica Santos fez a doação de sangue nesse domingo. “Realizei meu sonho de ser doadora de sangue. Estou muito feliz em poder ajudar e salvar vidas. Além disso, fiquei muito satisfeita em fazer minha primeira doação nesse ônibus (unidade móvel) todo equipado e confortável”, declarou. Thaise Carvalho também compartilhou de emoção semelhante ao finalizar a doação de sangue. “Estou muito feliz porque encontrei aqui na Multifeira a ocasição para fazer minha primeira doação de sangue”.

CRITÉRIOS BÁSICOS PARA DOAÇÃO DE SANGUE

  • Ter entre 16 e 69 anos;
  • Ter peso igual ou superior a 50 quilos;
  • Estar bem alimentado e ter dormido bem na noite anterior a doação;
  • Não tomar bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação;
  • Evitar fumar por pelo menos duas horas antes da doação.

Intervalo entre doações:

  • Homens: 60 dias (até quatro doações por ano);
  • Mulheres: 90 dias (até três doações por ano).

Quem não pode doar:

  • Quem teve diagnóstico de hepatite após os 11 anos de idade;
  • Mulheres grávidas ou que estejam amamentando;
  • Pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue, como Aids, hepatite, sífilis e doença de chagas.

Publicidade