Farmácias da Paraíba devem retomar envio de dados ao sistema da Anvisa até janeiro de 2026

55
Foto: Reprodução
Publicidade

A Agência Estadual de Vigilância Sanitária da Paraíba (Agevisa-PB) está alertando os donos de farmácias sobre o prazo para voltar a enviar, de forma obrigatória, os arquivos eletrônicos ao Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC). O envio deve começar, no máximo, até o dia 2 de janeiro de 2026.

A exigência vale para o controle de medicamentos e insumos sujeitos a regras especiais, como os antimicrobianos, conforme normas da Anvisa. As informações devem ser enviadas em formato XML e atualizadas regularmente, de 1 a 7 dias após o início da obrigatoriedade.

O sistema SNGPC, usado por farmácias e drogarias de todo o país desde 2007, havia tido os prazos suspensos por problemas técnicos, mas agora está sendo retomado com melhorias. A Anvisa reforça que farmácias que não cumprirem os prazos poderão ser penalizadas.

Para evitar erros, os farmacêuticos devem atualizar seus cadastros no sistema da Anvisa com antecedência. A orientação da Anvisa é que os estabelecimentos comecem a enviar os dados o quanto antes, mesmo antes do prazo final.

SIGA: @INFONEWSPARAÍBA

Publicidade