Doação de órgãos no Trauma de Campina Grande salva cinco vidas

45
Publicidade

A Central de Transplantes da Paraíba registrou, neste fim de semana, mais uma doação de múltiplos órgãos no Hospital de Trauma de Campina Grande. A ação beneficiará cinco pessoas que aguardavam na fila por um transplante.

O doador foi um homem de 59 anos, vítima de um grave traumatismo craniano após um acidente de moto. Ele estava internado na UTI quando a equipe médica confirmou a morte encefálica. Com a autorização da família, foram doados o fígado, os rins e as córneas.

A cirurgia de captação durou cerca de três horas e meia. O fígado e um rim foram transplantados em pacientes da Paraíba: uma mulher de 34 anos e um homem de 69 anos, respectivamente. O outro rim foi encaminhado para Pernambuco, onde beneficiou uma mulher de 29 anos. Já as córneas foram enviadas para avaliação no Banco de Olhos.

A diretora da Central de Transplantes, Rafaela Dias, destacou a importância da doação e o gesto de solidariedade da família. “Com essa atitude, eles estão dando a chance de uma nova vida para cinco pessoas que aguardavam ansiosamente por um transplante. A Central de Transplantes da Paraíba agradece e homenageia essa família por sua generosidade e altruísmo”, afirmou.

Essa foi a quarta doação de múltiplos órgãos registrada este ano na Paraíba. Atualmente, 724 pessoas ainda aguardam um transplante no estado, incluindo três para coração, 34 para fígado, 206 para rim e 481 para córneas.

SIGA: @INFONEWSPARAÍBA

Publicidade