A Anvisa determinou, nesta quinta-feira (27), a interdição cautelar de todos os lotes do creme dental Colgate Total Clean Mint, que contém fluoreto de estanho em sua formulação. A medida foi tomada após relatos de consumidores sobre efeitos adversos, como lesões bucais, dor, queimação, inflamação gengival e inchaço nos lábios.
A interdição é preventiva e temporária, válida por 90 dias, enquanto a agência conduz investigações para avaliar a segurança do produto. Outras variantes da linha Colgate Total não foram afetadas.
A Anvisa orienta que consumidores evitem o uso do produto e acompanhem atualizações em seu portal. Quem tiver reações adversas deve notificar a agência para contribuir com a investigação. Pontos de venda devem manter o item separado, sem exposição ao público.
A Anvisa recomenda que não sejam consumidos os produtos da marca CREME DENTAL COLGATE TOTAL, variante CLEAN MINT, até o término das investigações que estão em andamento. Para saber se o produto que está em sua residência está sujeito à interdição, orienta-se que caso o consumidor tenha o produto com a embalagem secundária (cartucho de cartolina) procure no rótulo o número do processo, na Anvisa, que é 25351.159395/2024-82, caso tenha somente a bisnaga, verifique se na composição tem a substância “fluoreto estanoso “.
As vigilâncias sanitárias locais devem adotar as medidas necessárias para que o produto não circule.
SIGA: @INFONEWSPARAÍBA