A Anvisa autorizou o registro do Onivyde, um novo medicamento para tratar câncer de pâncreas metastático. A medicação será indicada para adultos que não responderam ao tratamento inicial.
LEIA TAMBÉM: ALPB aprova Passe Livre Estudantil para 48 mil alunos da rede estadual; primeira recarga será feita em maio
O Onivyde é uma quimioterapia intravenosa feita à base de irinotecano lipossomal. Segundo o oncologista Tiago Felismino, ele será usado como segunda linha de tratamento, em combinação com outro quimioterápico, o 5-fluoruracila. A combinação aumenta o tempo de vida e o controle da doença em pacientes com câncer avançado.
Até agora, não havia uma alternativa eficaz comprovada para pacientes nessa fase da doença. Com o registro aprovado, o remédio segue para definição de preço antes de chegar ao mercado brasileiro.
O adenocarcinoma de pâncreas metastático é o tipo mais comum e agressivo desse câncer, representando 90% dos casos. O Onivyde já é aprovado em 47 países, incluindo Estados Unidos e União Europeia.
SIGA: @INFONEWSPARAÍBA