Essa expansão é parte de uma medida maior que aumentou o acesso a 95% dos medicamentos e insumos do programa, alcançando mais de 2,1 milhões de brasileiros em apenas um mês.
O programa atendeu 636 mil pessoas, entre janeiro de 2023 e julho de 2024, na Paraíba, representando um crescimento significativo em comparação aos 400 mil atendimentos registrados em 2022. Entre os medicamentos mais retirados estão a Sinvastatina 20 mg, usada para colesterol alto, e o Cloridrato de Benserazida com Levodopa, para o tratamento de Parkinson, que juntos beneficiaram milhares de pessoas no estado.
Desde 2023 a Farmácia Popular incluiu novos medicamentos gratuitos em sua lista, como os para osteoporose e anticoncepcionais. Além disso, absorventes passaram a ser distribuídos para pessoas em situação de vulnerabilidade, ampliando o impacto social do programa.
O programa está presente em 85% das cidades, com mais de 31 mil farmácias credenciadas. Com o objetivo de universalizar o acesso, o Ministério da Saúde está trabalhando para aumentar o número de farmácias credenciadas em regiões com maior necessidade, como o Norte e Nordeste, através da integração com o Programa Mais Médicos.