Prefeito de Rio Branco nomeia esposa como chefe de gabinete e causa repercussão

44
Publicidade

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PL), nomeou sua esposa, Kelen Rejane Nunes Bocalom, para o cargo de chefe de gabinete da prefeitura da capital acreana. A nomeação foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) nesta terça-feira (11) e gerou debate.

Em nota, a prefeitura defendeu a decisão, afirmando que a nomeação para um cargo de natureza política não viola a Súmula Vinculante nº 13 do Supremo Tribunal Federal (STF), que proíbe nepotismo em cargos de confiança. O posicionamento foi assinado pelo secretário especial para Assuntos Jurídicos e Atos Oficiais, Jorge Eduardo Bezerra.

No novo cargo, Kelen Bocalom poderá receber até R$ 28,5 mil, valor equivalente ao dos secretários municipais após um reajuste concedido no fim de 2024. O salário anterior do cargo era de R$ 15.125,18, conforme o Portal da Transparência. Esse aumento, inclusive, é alvo de uma ação civil pública.

Kelen e Tião Bocalom oficializaram o casamento em dezembro de 2024, após tornarem público o relacionamento em março do mesmo ano. A primeira-dama é formada em direito, com pós-graduação em Direito Processual Civil, e atuou como chefe do departamento jurídico do Departamento Estadual de Água e Saneamento (DEPASA) entre 2012 e 2021.

SIGA: @INFONEWSPARAÍBA

Publicidade