Nova sede da Câmara Municipal de Cabedelo é inaugurada

Espaço vai oferecer mais qualidade e conforto para melhor atender à população

34
Publicidade

Os vereadores de Cabedelo entregaram, nesta segunda-feira (01), o novo prédio da Câmara Municipal, um marco na história legislativa da cidade portuária.

A inauguração contou com a presença do presidente da Câmara, André Coutinho, que estava ao lado do prefeito Vitor Hugo e dos demais vereadores componentes da Casa. A solenidade ainda foi prestigiada por outras autoridades municipais e estaduais.

Amplo, moderno e funcional, o prédio tem uma área total construída de 1.974m² e está localizado à Rua estudante Paulo Maia Guimarães, 324, no bairro de Formosa.

O espaço vai oferecer mais qualidade e conforto a funcionários, parlamentares e, principalmente, à população que for ouvir e participar das plenárias e atividades realizadas na Casa Legislativa Municipal.

A nova sede da Câmara foi batizada em homenagem à vereadora Graça Rezende (in memorian), uma das maiores entusiastas pela construção do prédio.

O local possui 5 pavimentos e 50 salas. O plenário da Casa, denominado Fernando Macedo, possui capacidade para 70 pessoas. Além da estrutura de gabinetes, administrativo e plenário, o prédio também abriga o Espaço Social e Cultural Hermes do Nascimento, onde a população poderá ter acesso a ações e eventos culturais que enaltecem e mantêm viva a história e a identidade de Cabedelo.

O presidente André Coutinho pontuou que quem ganha mais com o novo prédio da Câmara é a população, que terá uma Casa legislativa ampla, confortável e sempre aberta às suas demandas e anseios.

“Esse é um dia histórico para Cabedelo. Estamos com o sentimento de dever cumprido, entregando para a população de nossa cidade a sua nova casa. Construímos uma Casa para o futuro. Essa foi uma missão dada por nossa saudosa Graça Rezende, um sonho dela que passou a ser o nosso também. A construção dessa nova sede foi a minha maior promessa cumprida enquanto presidente da Câmara. Esse novo espaço foi todo pensado em oferecer uma estrutura mais organizada e segura para todos. Tivemos uma preocupação especial com a acessibilidade, cuidando para que todos os espaços tenham rampas e sejam inclusivos. Agradecemos a todos os vereadores, funcionários e colaboradores que possibilitaram esse feito, fruto de um engajamento e esforço coletivos. Hoje, Cabedelo pode se orgulhar e dizer que possui uma das Câmara mais modernas do Estado”, destacou André.

Presente à solenidade, o prefeito Vitor Hugo parabenizou o presidente André Coutinho e os demais parlamentares,  fazendo questão de enaltecer e reforçar a parceria entre o Executivo e o Legislativo municipal.

“Esse prédio é um sonho realizado e, sem dúvida, já se configura como um dos mais bonitos, modernos e funcionais de todo o Nordeste. Esse é um momento de realização e estamos muito felizes por fazermos parte e estarmos construindo uma Cabedelo nova, do futuro. Parabéns aos vereadores e, principalmente, à população, que tem um espaço mais amplo e moderno para suas demandas”, disse.

Vereador mais antigo da Casa, José Pereira falou em nome de todos os parlamentares, destacando a satisfação pelo novo espaço.

“Esse é um momento que marca mais um capítulo importante para a nossa história. A inauguração da Casa Graça Rezende significa a renovação de nosso compromisso com a democracia e o serviço público de qualidade. Demonstra o zelo e a dedicação que essa gestão tem pelo bem comum”, disse.

Presenças – A solenidade de inauguração da Câmara Municipal Graça Rezende foi bastante prestigiada por autoridades estaduais e municipais. 

Estiveram presentes o vice-governador Lucas Ribeiro; o deputado federal Mersinho Lucena e sua esposa, Camila Holanda; os deputados estaduais George Morais, Felipe Leitão e Eduardo Carneiro; o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena; o presidente da Câmara de João Pessoa, Dinho  Dowsley, dentre outros.

Homenagens – A nova sede da Câmara Municipal de Cabedelo é marcada, sobretudo, pelas homenagens prestadas a figuras importantes na história da cidade.

O prédio recebe o nome da professora e ex-presidente da Casa, Maria das Graças Carlos Rezende, que faleceu em 2021, quando cumpria seu terceiro mandato como vereadora e o segundo como Presidente da Casa Legislativa. Graça foi a primeira mulher a exercer o cargo de prefeita de Cabedelo, após licença pessoal do prefeito Vitor Hugo e do vice-prefeito Mersinho Lucena, em 2021.

Já o plenário da Casa foi nomeado em homenagem a Fernando Macedo, vereador por três mandatos e presidente da Câmara por duas vezes. Macedo dedicou grande parte da vida ao trabalho público em prol da cidade e faleceu também em 2021, vítima de Covid.

O Espaço Social e CulturalHermes Nascimento é assim chamado em homenagem ao cantor, compositor, pesquisador de cultura e folclore, mestre da Nau-Catarineta e restaurador cabedelense. É dele a letra do hino de Cabedelo, de 1974, que foi musicada por Mauricio Matos Gurgel. O poeta faleceu em 2001.

Publicidade