Luciano Cartaxo lança pré-candidatura à prefeitura de João Pessoa

19
Publicidade

O deputado estadual Luciano Cartaxo, do Partido dos Trabalhadores (PT), teve a pré-candidatura à prefeitura de João Pessoa lançada nesta terça-feira (2). A decisão foi tomada pela executiva nacional da legenda, em encontro realizado em Brasília, mas que aconteceu de forma híbrida com Luciano e outros nomes do PT no estado participando dos debates. 

Luciano Cartaxo disputou a indicação do partido com a também deputada estadual Cida Ramos, mas no fim do processo a escolha de seu nome prevaleceu, tendo para isso o apoio direto do ex-governador Ricardo Coutinho. Ele já foi prefeito da capital paraibana por dois mandatos, governando a cidade entre 2013 e 2020, e vai tentar agora voltar à Prefeitura para um terceiro mandato. Luciano já foi também vereador por três mandatos seguidos, vice-governador entre 2009 e 2010 e deputado estadual entre 2011 e 2012 antes de assumir a Prefeitura pela primeira vez. Em 2022, voltou à Assembleia Legislativa. 

As eleições em 2024 acontecem em 6 de outubro, no caso do primeiro turno, e também no dia 26, caso exista necessidade de segundo turno em algumas cidades. 

Outros pré-candidatos

Até o momento, outros cinco nomes já confirmaram a pré-candidatura à prefeitura de João Pessoa. Veja abaixo. 

Celso Batista (PSOL)

O diretório do PSOL escolheu Celso Batista como pré-candidato da legenda. Celso é Técnico Judiciário, servidor do Tribunal de Justiça da Paraíba, e foi primeiro suplente ao Senado nas eleições 2022. Ele já foi candidato a deputado estadual, em 2014, e candidato a vereador em 2016, em Campina Grande. E, também, já integrou a coordenação de várias campanhas do PSOL no estado. 

Cícero Lucena (PP)

O atual prefeito vai tentar a reeleição para o segundo mandato. Cícero recebeu gestos de apoio de outros partidos que estiveram com ele em 2020, como o Republicanos, Avante, PMB, PRTB, PMN, PTB, PDT, PTC (agora Agir), além do Cidadania, que era o partido do atual vice Léo Bezerra, e de João Azevêdo naquele pleito, agora no PSB. 

Marcelo Queiroga (PL)

O ex-ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, do Partido Liberal (PL), teve a pré-candidatura à prefeitura de João Pessoa lançada em 12 de abril. Nunca testado nas urnas, o médico paraibano tem investido exatamente em experiências exitosas de seu partido, como a eleição de Tarcísio de Freitas para o governo de São Paulo, como esperança de sucesso nas urnas. 

Ruy Carneiro (Podemos)

Tendo concorrido em duas outras oportunidades à prefeitura da capital, para a terceira chance em 2024 Ruy Carneiro tem o apoio do seu ex-partido, o PSDB, atualmente conduzido pelo ex-deputado federal Pedro Cunha Lima.

Yuri Ezequiel (Unidade Popular)

O partido Unidade Popular (UP) definiu o nome de Yuri Ezequiel como pré-candidato à prefeitura da capital. Ele é militante dos movimentos sociais, advogado e atualmente presidente do Diretório Municipal da Unidade Popular de João Pessoa. Em 2012 ingressou na UFPB como estudante de Ciências Sociais, construindo as lutas da universidade e atuando na mobilização unificada da maior greve da educação, sendo eleito representante da UFPB no Comando Nacional de Greve. Ajudou a legalizar a Unidade Popular, compondo posteriormente a direção nacional do partido. 

G1

Publicidade